Esportes
Entenda como funciona a votação que pode mudar nome do estádio do Athletico
(Foto: José Tramontin/Athletico)

Entenda como funciona a votação que pode mudar nome do estádio do Athletico

Reunião do Conselho Deliberativo ocorre na próxima segunda (26)

Pedro Melo - sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 - 19:30

O Athletico discute na próxima segunda-feira (26) a mudança do artigo 99 de seu Estatuto que permite a alteração da nomenclatura do estádio. Caso aprovado, o Joaquim Américo Guimarães passa a se chamar Mario Celso Petraglia, em homenagem ao atual presidente do Conselho Administrativo.

A reportagem do Paraná Portal detalha como funciona a reunião do Conselho Deliberativo.

  • A reunião do Conselho Deliberativo ocorre na segunda (26), às 18h30min em primeira convocação, e às 19h00min em segunda convocação, com qualquer número de conselheiros presentes;
  • O Athletico tem 237 conselheiros que podem participar da reunião;
  • De acordo com o artigo 8º do Estatuto, “somente poderá ser reformado, no todo ou em parte, por resolução do Conselho Deliberativo em reunião extraordinária”. “Para aprovação das reformas, será necessário voto favorável de, no mínimo, 2/3 dos membros presentes;
  • Se todos os conselheiros estiverem na reunião, serão necessários 158 votos favoráveis;

FAMÍLIA DE JOAQUIM AMÉRICO GUIMARÃES É CONTRA

Em entrevista ao Paraná Portal, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, bisneto de Joaquim Américo, afirmou que a família está indignada com a possibilidade de mudança. “A família recebeu com indignação a proposta. Fere a história do Athletico homenagear alguém “deshomenageando” o fundador. É uma deselegância sem tamanho. A família inteira está se mobilizando”, declarou.

Os familiares criaram um abaixo-assinado para manter o nome atual do estádio. O documento, que pode ser acessado através deste link, conta com mais de 1.800 assinaturas.

Independente da votação dos conselheiros, os familiares vão se encontrar com dirigentes nos próximos dias para conversar sobre o assunto.

Um primeiro encontro aconteceu durante esta sexta-feira (23), e os argumentos da família serão levados para a reunião do Conselho Deliberativo.

Joaquim Américo Guimarães é fundador do Internacional F.C., que fez a fusão com o América para dar origem ao Athletico. Além disso, ele é o responsável por doar o terreno onde fica a Arena.

O QUE DIZEM OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA POSSÍVEL MUDANÇA DE NOME DO ESTÁDIO DO ATHLETICO

Procurado pela reportagem, o presidente do Conselho Administrativo, Mario Celso Petraglia, não atendeu o pedido de entrevista e não retornou as ligações.

O presidente do Conselho Deliberativo, Aguinaldo Coelho de Farias, disse que se pronunciará apenas depois da reunião extraordinária marcada para segunda-feira (26).

O Athletico, por meio de nota, se recusou a responder às perguntas da reportagem, se limitando a informar que “o Estatuto Social é público” e pode ser consultado na internet.

*Reportagem com Angelo Sfair

Compartilhe