Arena da Baixada, estádio em Curitiba(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Família cria abaixo-assinado para evitar troca de nome da Arena do Athletico

Estádio Joaquim Américo Guimarães pode se chamar Mario Celso Petraglia

A família de Joaquim Américo Guimarães, que atualmente batiza o estádio do Athletico, se diz contra a mudança de nome do local. A Arena pode se chamar oficialmente Mario Celso Petraglia, em homenagem ao atual presidente do Conselho Administrativo.

Joaquim Américo Guimarães é fundador do Internacional F.C., que fez a fusão com o América para dar origem ao Athletico. Além disso, ele é o responsável por doar o terreno onde fica a Arena.

Após receberem a notícia pela imprensa, os familiares criaram um abaixo-assinado para manter o nome atual do estádio. O documento, que pode ser acessado através deste link, conta com mais de 200 assinaturas.

Em entrevista ao Paraná Portal, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, bisneto de Joaquim Américo, afirmou que a família está indignada com a possibilidade de mudança. “A família recebeu com indignação a proposta. Fere a história do Athletico homenagear alguém “deshomenageando” o fundador. É uma deselegância sem tamanho. A família inteira está se mobilizando”, declarou.

Segundo Guimarães, os familiares, que torcem para o Rubro-Negro, concordam com a homenagem para Petraglia, mas de outra maneira. “A história do Athletico e do Joaquim Américo jamais será esquecida, porque ele é o fundador. Se não houvesse esse início da história, não haveria o nosso Clube Athletico Paranaense com toda a gestão brilhante de Mario Celso Petraglia”, disse.

“A família inteira acha justíssima a homenagem para Mario Celso Petraglia por tudo que fez para o Athletico, mas é uma parte da história. Essa parte teve início com Joaquim Américo e está indo para o centenário com Petraglia e tem o futuro. Nada mais justo que uma homenagem para o Petraglia que pode ser feito de outra forma, uma homenagem grandiosa como ele merece, mas sem deixar para trás o nome do fundador”, acrescentou.

REUNIÃO NO ATHLETICO NA PRÓXIMA SEMANA

O Conselho Deliberativo do Athletico se reúne na próxima segunda-feira (26), a partir das 18h30, para debater o assunto. Se a pauta for aprovada, o estádio passará a se chamar oficialmente Mario Celso Petraglia. O local, atualmente, tem o nome comercial de Ligga Arena após a venda dos naming rights.