Esportes
Athletico: Conselho aprova, e estádio passa a se chamar Mario Celso Petraglia
(Fotos: José Tramontin/Athletico)

Athletico: Conselho aprova, e estádio passa a se chamar Mario Celso Petraglia

174 dos 237 conselheiros estiveram na reunião que definiu a mudança.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 - 20:00

O Conselho do Athletico aprovou na noite desta segunda-feira (26), de forma unânime, a mudança de nome do estádio Joaquim Américo Guimarães para Mario Celso Petraglia.

Cerca de 190 conselheiros foram à reunião que oficializou a mudança por aclamação, conforme expectativa da mesa do conselho. Ou seja, não foi feita contagem de votos.

Segundo apuração do Paraná Portal, foi proposta que a mudança fosse referendada pelos sócios. No entanto, o estatuto do Athletico determina que o assunto é de exclusiva responsabilidade do conselho.

Além disso, foi afirmado que outra homenagem para Joaquim Américo Guimarães está em aberto, mas que não era a pauta da reunião. Também foi explicado que a mudança não é uma “desomenagem”, pois Joaquim Américo deu o nome por 100 anos e estará para sempre nos anais.

ESTÁDIO DO ATHLETICO PASSA A SE CHAMAR MARIO CELSO PETRAGLIA

A proposta de alteração do nome do estádio veio a público na semana passada, quando foi convocada a reunião do Conselho.

A homenagem ao atual presidente do Conselho Administrativo do Furacão foi justificada por Petraglia ter ‘revolucionado’ a história do clube e ser considerado o maior dirigente rubro-negro da história.

Petraglia durante entrevista em novembro de 2023. (Reprodução/Youtube)

Petraglia deu início ao projeto de transformação do Athletico em 1995. Desde então, ficou conhecido por ser o homem-forte do clube e esteve no comando durante os maiores títulos – Campeonato Brasileiro 2001, da Copa do Brasil 2019 e o bi da Sul-Americana (2018 e 2021). Além disso, transformou a Arena da Baixada e o Centro de Treinamentos em estruturas das mais modernas do Brasil.

Vale lembrar que Joaquim Américo Guimarães, antigo nome da popular ‘Arena da Baixada’ era uma homenagem ao fundador do Internacional F.C., que fez a fusão com o América para dar origem ao Athletico em 1924. Além disso, ele foi o responsável por doar o terreno onde fica a Arena.

COMO FOI A VOTAÇÃO PELA MUDANÇA DE NOME DO ESTÁDIO DO ATHLETICO

  • A reunião do Conselho Deliberativo ocorreu na segunda (26), às 18h30min em primeira convocação, e às 19h00min em segunda convocação, com qualquer número de conselheiros presentes;
  • O Athletico tinha uma lista de 237 conselheiros aptos, que poderiam participar da reunião;
  • De acordo com o artigo 8º do Estatuto, “somente poderá ser reformado, no todo ou em parte, por resolução do Conselho Deliberativo em reunião extraordinária”. “Para aprovação das reformas, será necessário voto favorável de, no mínimo, 2/3 dos membros presentes;
  • Ou seja, se todos os conselheiros estivessem na reunião, seriam necessários 158 votos favoráveis;
  • A aprovação do nome aconteceu por aclamação. Ou seja, de forma unânime no Conselho, o estádio do Athletico passa a se chamar Mario Celso Petraglia.

FAMÍLIA DE JOAQUIM AMÉRICO GUIMARÃES FOI CONTRA

Em entrevista ao Paraná Portal, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, bisneto de Joaquim Américo, afirmou que a família está indignada com a possibilidade de mudança. “A família recebeu com indignação a proposta. Fere a história do Athletico homenagear alguém “deshomenageando” o fundador. É uma deselegância sem tamanho. A família inteira está se mobilizando”, declarou.

Os familiares criaram um abaixo-assinado para manter o nome atual do estádio. O documento, que pode ser acessado através deste link, contava com mais de 2 mil assinaturas.

Os familiares se reuniram com presidente do Conselho Deliberativo, Aguinaldo Coelho de Farias, sobre o assunto. Farias disse que a posição da família Guimarães iriam ser abordados na reunião do conselho do Athletico.

Compartilhe