Tentativas de fraude de identidade seguiram em queda em fevereiro
Setor mais visado pelos criminosos foi ‘Bancos e Cartões’
O mês de fevereiro registrou uma nova queda nas tentativas de fraude de identidade: 0,1%, em comparação com o mesmo mês de 2023. No período, foram registradas 3.485 ocorrências a cada milhão de habitantes no Brasil, totalizando 756.576.
As ocorrências são relacionadas a fraudes de identidade – quando golpistas roubam dados pessoais e tentam se passar por outras pessoas para obter vantagens financeiras. A maior parte das ocorrências foram em “Bancos e Cartões” (50,7%). Já “Telefonia” foi o menos visado pelos criminosos (1,3%).
Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que mais tiveram incidência das tentativas de fraude em fevereiro (35,9%). As regiões Sudeste e o Sul continuaram na liderança do ranking das Unidades Federativas das ocorrências. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.
Tentativas de fraude de identidade a cada milhão de habitantes
Os estados com as maiores concentrações de tentativas de fraude de identidade a cada milhão de habitantes são o Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Veja abaixo os números!
Dicas para não cair em golpes
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.