Economia
Paranaenses vão presentear menos neste Dia das Mães

Paranaenses vão presentear menos neste Dia das Mães

63% dos paranaenses devem dar um presente na data em 2023. Ano passado, eram 80%. Este é o menor índice desde 2015.

Redação - terça-feira, 25 de abril de 2023 - 19:08

O número de paranaenses que pretendem presentear neste Dia das Mães caiu 20% em relação ao ano passado. Segundo uma sondagem, feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) em parceria com o Sebrae/PR, 63,7% pretendem dar presentes no dia 13 de maio. Ano passado, eram 80% dos filhos que planejavam comprar algo para marcar a data, considerada a segunda melhor para o comércio no ano, atrás apenas do Natal. Esse é o menor índice desde 2015.

Segundo o levantamento, neste ano, 30,5% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Perfumes e cosméticos serão a opção para 19,7% dos entrevistados. Além disso, 15,2% presentearão a mãe em dinheiro, para que ela mesma compre o que quiser.

PREÇO DOS PRESENTES SUBIU

Enquanto a intenção de presentear diminuiu, o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$143,23. O aumento é de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$134,25.

Para a maioria dos consumidores, 27,1%, a qualidade do produto é o que mais influencia na compra. O bom atendimento do vendedor aparece na sequência, com 24,9%. Outros 14,5% consideram preço baixo como fator decisivo na hora de presentear.

Sobre as formas de pagamento, 30,2% afirmam que irão liquidar as compras à vista, no cartão de débito, enquanto 22,8% irão adotar a modalidade Pix e 21,7% à vista em dinheiro.

A semana que antecede o Dia das Mães deve ser a mais movimentada no comércio, já que 65,5% dos entrevistados afirmam que preferem comprar o presente com uma semana de antecedência, seguidos de 17% que comprarão no mesmo dia. A maior parte das compras deve ser realizadas em shoppings (24,7%). As lojas de bairro receberão 17% das compras, enquanto 16,6% serão feitas pela internet.

PESQUISA

Foram ouvidos 350 consumidores na cidade de Curitiba entre os dias 31 de março e 3 de abril. Por terem sidos coletados na Capital, os dados projetam a intenção de compra em todo o Estado.
 

Compartilhe