Economia
Oferta de empregos na Indústria cai, mas saldo ainda é positivo no Paraná
Gelson Bampi/Fiep

Oferta de empregos na Indústria cai, mas saldo ainda é positivo no Paraná

Em ritmo lento, a Indústria do Paraná continua abrindo postos de trabalho. Os resultados ainda são menores do que os registrados pelos gaúchos e catarinenses

Angelo Sfair - domingo, 7 de maio de 2023 - 08:00

Dados divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho apontam que o saldo de empregos na Indústria do Paraná caiu 52% no primeiro bimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação de fevereiro com janeiro, no entanto, a alta foi de 33%.

Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em fevereiro, a Indústria abriu 2.543 novas vagas de emprego formal, com carteira assinada. O setor só fica atrás de Serviços, que abriu quase 17 mil novas oportunidades no mês de referência.

Os números mostram que a Indústria do Paraná continua abrindo vagas formais de emprego com carteira assinada, embora isso aconteça em um ritmo mais lento.

No geral, o estoque de trabalhadores vem crescendo mês a mês. Era de 740 mil trabalhadores em janeiro e, no mês seguinte, foi para 742 mil”, ressalta a analista da assessoria econômica e de crédito da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mari dos Santos.

No cenário nacional, o movimento é parecido. Considerando as contratações e demissões, em fevereiro, a Indústria nacional abriu pouco mais de 40 mil postos de trabalho. O resultado mostra um crescimento de 18% na comparação com o mês anterior.

Na região Sul, o Paraná ficou para trás. O ranking de fevereiro coloca o Rio Grande do Sul na lideranaça, com mais de 12 mil vagas formais abertas. A Indústria catarinenses também registrou saldo positivo, com a criação de quase 6 mil novas vagas formais de emprego com carteira assinada.

Compartilhe