Economia
Mutirão para renegociar dívidas termina nesta sexta-feira

Mutirão para renegociar dívidas termina nesta sexta-feira

Podem participar do Renegocia! pessoas que possuam débitos, de qualquer natureza e independentemente da renda.

Redação - sexta-feira, 11 de agosto de 2023 - 07:30

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para brasileiros com contas atrasadas participarem de um mutirão nacional de renegociação de dívidas. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em conjunto com órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios.

Podem participar do Renegocia! pessoas que possuam débitos, de qualquer natureza e independentemente da renda. Pessoas físicas com dívidas de água e luz, além de débitos com lojas e bancos podem negociar a quitação, por exemplo.

A iniciativa para ajudar consumidores a renegociar e pagar dívidas em atraso teve início no fim do mês passado. Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que um dos principais enfoques do mutirão é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial.

“O Renegocia! é uma iniciativa que visa criar um ambiente favorável para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível e buscar soluções para sair dessa situação. O mutirão não se limita apenas a dívidas bancárias, mas abrange também outros tipos de débito, como dívidas com o varejo. Estão excluídas das negociações dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário”, destacou a pasta.

Como participar

Para participar do mutirão nacional, os consumidores interessados devem procurar os órgãos de defesa do consumidor (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor) mais próximos da sua localidade.

É possível também utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe