Economia
Dezenas de madeireiras irregulares são fechadas em operação da Receita Estadual

Dezenas de madeireiras irregulares são fechadas em operação da Receita Estadual

Segundo o governo estadual, trata-se de um esforço conjunto para fiscalizar o setor madeireiro e apurar denúncias encaminhadas pelo Ministério Público

Angelo Sfair - sexta-feira, 11 de agosto de 2023 - 15:55

Um operação conduzida pela Receita Estadual realizada nesta semana fechou 21 madeireiras paranaenses por irregularidades fiscais.

As ações da nova fase da Operação Madeireiras foram coordenadas pela 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava.

Os fiscais visitaram um total de 52 empresas nos municípios de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna e São Mateus do Sul, na região centro-sul.

A segunda fase da Operação Madeireiras, da Receita Estadual, contou com apoio das equipes do IAT (Instituto Água e Terra) e da Polícia Militar.

Segundo o governo estadual, trata-se de um esforço conjunto para fiscalizar o setor madeireiro e apurar denúncias encaminhadas pelo Ministério Público.

Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais estão a ausência de origem da madeira e documentos que comprovem a regularidade ambiental (DOF).

Outro problema, além do ambiental, é fiscal: as empresas irregulares não emitem nota fiscal e não recolhem impostos, prejudicando toda a cadeia produtiva.

Além dos CPNJs encerrados, o Instituto Água e Terra também emitiu dez notificações por irregularidades ambientais.

Compartilhe