Economia
Leilão do arroz é anulado pela Conab
Pixabay

Leilão do arroz é anulado pela Conab

Não há data para uma nova operação

Mirian Villa - terça-feira, 11 de junho de 2024 - 12:54

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) anunciou a anulação do leilão do arroz nesta terça-feira (11). A declaração foi feita pelo presidente da entidade, Edegar Pretto, no Palácio do Planalto.

Ele disse que um novo leilão será feito, provavelmente em novo modelo, para garantir que uma empresa com capacidade técnica e financeira será contratada. “A decisão é anular este leilão e proceder um novo, mais ajustado”, disse.

Pretto explicou que somente após a assinatura soube o nome das empresas vencedoras. “A partir da revelação, começaram os questionamentos se verdadeiramente essas empresas teriam capacidades técnicas e financeiras para honrar os compromissos.”

No novo leilão de arroz, a Conab terá ajuda da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União. Ainda não há data para uma nova operação.

Leilão importou 263 mil toneladas de arroz

Na última quinta-feira, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou o primeiro leilão de cereal importado. Foram adquiridos 263 mil toneladas do grão, número abaixo da projeção do governo federal. O preço médio da compra foi de R$ 25 para cada saco de cinco quilos de arroz.

O governo federal alegou que o quilo do arroz chegaria ao consumidor por R$ 4. A realização do leilão foi tomada diante do alto volume de chuvas no Rio Grande do Sul, que afetou a atual safra, com o objetivo de reduzir o preço do produto, que chegou a aumentar em até 40%.

Compartilhe