Economia
Inadimplência cai no Paraná em junho, diz Fecomércio

Inadimplência cai no Paraná em junho, diz Fecomércio

Por outro lado, o endividamento aumentou no Paraná e alcançou 94,7%. Esse número, no entanto, pode refletir a maior confiança do consumidor

Redação - segunda-feira, 17 de julho de 2023 - 18:20

Dados apurados mensalmente pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontam que o número de paranaenses com contas em atraso diminuiu em junho, na comparação com maio.

O indicador é calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio Paraná.

Segundo a pesquisa, em maio, 19,3% dos consumidores do Paraná estavam inadimplentes. Em junho, esse número caiu para 17,1%.

Da mesma forma, também caiu o número de famílias que se declararam incapazes de quintar os débitos – o indicador passou de 5,7% para 4,8% no mesmo período.

Por outro lado, o endividamento aumentou no Paraná e alcançou 94,7%. Esse número, no entanto, pode refletir a maior confiança do consumidor em assumir compras a médio ou longo prazo.

Os dados do Paraná estão bem acima da média nacional, que é de 78,5% de endividados.

Segundo a pesquisa, o cartão de crédito é o tipo de endividamento mais comum, e o uso dele foi ampliado de 80,8% em maior para 84,5% em junho. As contas vinculadas a financiamentos caíram.

Os dados completos foram divulgados no dia 14 de julho pela Fecomércio Paraná.

Compartilhe