Economia
Imposto de Renda: Receita abre consulta ao quarto lote de restituição

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao quarto lote de restituição

Conforme o cronograma da Receita Federal, o crédito bancário aos contribuintes contemplados será agendado para o próximo dia 31; veja como consultar.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 24 de agosto de 2023 - 07:30

A Receita Federal abre, nesta quinta-feira (24), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Serão contemplados 6,1 milhões de contribuintes, prioritários e não prioritários, com um valor de R$ 7,5 bilhões. A consulta estará disponível a partir das 10h – veja abaixo o passo a passo de como consultar.

No Paraná, 433.114 contribuintes serão contemplados nesse novo lote de restituição. O crédito aos paranaenses é de 441,3 milhões, conforme a Receita.

Curitiba é a cidade do Estado com maior número de contribuintes restituídos no quarto lote do IRPF 2023, (165.658) seguida por Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá.

O primeiro lote foi disponibilizado para mais de 4,1 milhões de contribuintes no dia 31 de maio, enquanto o segundo lote pagou um total de R$ 7,5 bilhões para cerca de 5,1 milhões de contribuintes no dia 30 de junho. Já o terceiro lote do IRPF 2023 contemplou outros 5,6 milhões de contribuintes.

O quarto dos cinco lotes de restituição vai contemplar, em sua grande maioria, contribuintes não prioritários que prestaram contas ao Leão até o dia 29 de maio: são mais de 5,7 milhões de pessoas que se enquadram nessa modalidade, conforme a Receita.

Contribuintes que têm algum tipo de prioridade, ou que utilizaram a Declaração Pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX também estão listados nesse lote.

Ainda conforme o cronograma da Receita Federal, o crédito bancário será agendado para o dia 31 de agosto.

Quarto lote de restituição do IRPF 2023: como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo que possibilita consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Compartilhe