Economia
Imposto de Renda: Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição

No Paraná, 234 mil contribuintes receberão valores no primeiro lote de restituição; veja como fazer a consulta.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 24 de maio de 2023 - 07:20

A Receita Federal abre, nesta quarta-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Mais de quatro milhões de contribuintes serão contemplados no lote inicial, com um crédito de R$ 7,5 bilhões. A consulta estará disponível a partir das 10h – veja abaixo o passo a passo.

No Paraná, 234 mil contribuintes receberão valores no primeiro lote do IRPF 2023. O valor total é de R$ 352 milhões, conforme o órgão.

Curitiba, Londrina, Cascavel Ponta Grossa e Maringá são as cidades paranaenses com maior número de contribuintes contemplados no primeiro lote de restituição.

Nesse primeiro lote estão contribuintes da fila prioritária. São eles:

  • contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda de acordo com a Receita, contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX, também receberam prioridade.

O primeiro lote de restituição contempla, ainda, restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário será realizado no dia 31 de maio.

Apesar de já liberar a consulta ao primeiro lote de restituição, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda segue até o próximo dia 31.

Primeiro lote de restituição do IRPF 2023: como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”

A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo que possibilita consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Compartilhe