Economia
Endividamento das famílias bate recorde em julho no Paraná

Endividamento das famílias bate recorde em julho no Paraná

Segundo levantamento da Fecomércio PR, o índice de 95,1% foi o mais elevado para o período e o maior nos últimos 10 anos da série histórica.

Redação - quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 11:42

O endividamento das famílias bateu recorde no mês de julho no Paraná. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pela Fecomércio PR. Segundo o levantamento, foi o mais elevado índice para o período e o maior nos últimos 10 anos da série histórica.

O estado é que tem o maior percentual endividados do país, com 95,1% das famílias em débito. Destas, 24,8% têm contas em atraso e outras 8,1% não têm condições de pagar as dívidas. Esses números são menores que a média nacional, porém representam um aumento com relação ao mês de junho. Na ocasião, o total no estado estava em 92,7%.

Segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o fato de ter dívidas não é algo necessariamente negativo, uma vez que o parcelamento indica que o consumidor e consumidora acreditam que podem pagar a prazo. 

De acordo com a pesquisa, o agravamento do endividamento das famílias paranaenses ocorreu entre as de menor renda.

TIPOS DE DÍVIDAS

O tipo de dívida mais recorrente foi o cartão de crédito, com 82,4%. Na sequência ficou o financiamento de veículo, com 11,9%, e o financiamento imobiliário, com 5,3%.

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NO BRASIL

No cenário nacional, o endividamento das famílias também cresceu no mês de julho, de 77,3% para 78%. Nas condições de pagamento, 29% tem contas em atraso e outras 10,7% não tem condições de pagar as dívidas.

Compartilhe