Economia
Consumidores prejudicados por apagão podem solicitar ressarcimento, diz Copel

Consumidores prejudicados por apagão podem solicitar ressarcimento, diz Copel

Segundo a Copel, os pedidos de ressarcimento são analisados individualmente e autorizados quando o prejuízo for comprovadamente causado por falhas no sistema

Angelo Sfair - quarta-feira, 16 de agosto de 2023 - 13:20

Clientes afetados pelo apagão nacional de energia desta terça-feira (15) e que tiveram prejuízos ou equipamentos afetados podem solicitar o ressarcimento para a Copel. As informações são da BandNews FM.

A crise energética nacional afetou todas as unidades da federação. No Paraná, pouco mais de 1 milhão de clientes ficaram sem luz.

Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos pela internet, mediante preenchimento de um formulário com informações básicas. 

Os clientes têm prazo de cinco anos para formalizar a solicitação. Os pedidos podem ser feitos tanto por consumidores empresariais quanto residenciais.

Em nota, a Copel informou que analisa individualmente todas as solicitações. A solicitação deve ser enviada pelo titular da linha ou um representante legal.

O ressarcimento é autorizado quando o prejuízo é causado, comprovadamente, por “perturbação no sistema elétrico ou falhas nos serviços prestados”.

Se necessário, a Copel pode fazer uma inspeção no equipamento danificado. Caso essa seja a opção da empresa, o cliente será informado por telefone e a inspeção deve ocorrer dentro de um prazo máximo de 10 dias corridos.

Por isso, é fundamental que o cliente acione a companhia antes de providenciar, por conta própria, a manutenção. Neste caso, o ressarcimento pode ser indeferido.

Clientes com dúvidas podem entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Além do canal de comunicação pela internet, os consumidores que se sentem prejudicados também podem fazer a solicitação de ressarcimento pelo telefone ou presencialmente nos postos de atendimento da Copel.

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