Economia
Comércio físico brasileiro fecha 2023 com alta de 3,8%
Ari Dias/AEN

Comércio físico brasileiro fecha 2023 com alta de 3,8%

Resultado representa alta de 2,9 pontos percentuais em comparação com 2022

Mirian Villa - terça-feira, 30 de janeiro de 2024 - 11:16

As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 3,8% em 2023. O resultado representa uma alta de 2,9 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, quando o índice foi de 0,9%. O desempenho também representa o terceiro ano de alta consecutiva, após o tombo de -12,2% em 2020. 

Na visão por setores, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” puxou a alta das vendas do varejo físico, com avanço de 7,1%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,6%), depois “Veículos, Motos e Peças” (2,8%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,0%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,1%), e “Material de Construção” (0.7%). 

“Este resultado positivo, mesmo diante das taxas de juros elevadas, é atribuído à concomitante redução da inflação e do desemprego. Contudo, é impossível não ponderar que poderíamos ter tido um ano melhor se as taxas de juros tivessem iniciado sua trajetória decrescente antes de agosto do ano passado”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

A pesquisa ‘Indicador de Atividade do Comércio’ é feita pela Serasa Experian. Ele é construído pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos.

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