Economia
Comércio do Paraná encerra trimestre menos confiante

Comércio do Paraná encerra trimestre menos confiante

Apesar das quedas consecutivas registradas mensalmente desde dezembro, os comerciantes do Paraná continuam esperançosos para o futuro

Angelo Sfair - terça-feira, 11 de abril de 2023 - 13:20

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio Paranaense (Icec) registrou queda de 1,7%  em março, na comparação com o mês anterior. Foi o quarto recuo consecutivo do indicador.

Dessa forma, o Icec encerrou o primeiro trimestre com 108,1 pontos, o menor nível desde julho de 2021. O índice é apurado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio PR.

A Confiança do Empresário do Comércio do Paraná continua abaixo da média nacional (112,3 pontos a 108,1 pontos). O Icec regional acumula uma queda de 11,1% nos últimos 12 meses.

Apesar dos quatro recuos consecutivos, os comerciantes paranaenses continuam esperançosos para o futuro. No quesito “Expectativas do Empresário do Comércio” houve uma alta de 5,6% em março, na comparação com fevereiro.

Além disso, os empresários do setor no Paraná continuam a investir mais do que a média nacional. O subindicador regional de investimentos da pesquisa mensal registrou 102,9 pontos, contra 101,5 pontos da média brasileira.

Segundo o levantamento mais recente do Índice de Confiança do Comércio Paranaense, as empresas com mais de 50 empregados registraram as maiores pontuações para os quesitos “condições atuais” e “investimentos”.

Por outro lado, os empresários de pequeno e médio porte, com menos de 50 empregados, registraram a maior pontuação no quesito “expectativas”.

Compartilhe