Economia
Cervejarias na região Sul reduzem e neutralizam emissões de carbono

Cervejarias na região Sul reduzem e neutralizam emissões de carbono

A cervejaria Ambev, nas unidades em Ponta Grossa e em Passo Fundo, na região Sul, reduziu as emissões de gás carbônico (..

Redação - quinta-feira, 30 de setembro de 2021 - 16:26

A cervejaria Ambev, nas unidades em Ponta Grossa e em Passo Fundo, na região Sul, reduziu as emissões de gás carbônico (CO2) em 90% e neutralizou os outros 10%. O resultado veio após um projeto de cinco anos voltado ao conceito de baixo carbono, sendo investidos pela empresa R$ 137 milhões em tecnologia sustentável.

A redução representa em torno de 9.700 toneladas anuais a menos de CO2, o equivalente a 1.300 carros a menos nas ruas do Brasil. A preparação dessa cervejaria e maltaria rumo a net zero faz parte de um plano maior de descarbonização da Ambev para todas as suas unidades no país nos próximos anos.

Até o final de 2021, mais quatro cervejarias já serão neutras em emissão de carbono e o projeto vai continuar até alcançar 100% da operação nos próximos anos. Apesar da complexidade do processo para chegar à neutralidade total, de 2003 para cá, a Ambev já reduziu mais de 63% das emissões de sua produção direta (escopo 1) e da energia comprada (escopo 2). A companhia também está focada ao maior desafio enfrentado por todas as empresas: o escopo 3, que representa as emissões de toda a cadeia de valor.

“Não podemos falar de um caminho rumo ao carbono neutro e net zero sem que todos os parceiros e fornecedores que fazem parte da cadeia de grandes companhias também estejam nessa jornada. Mais uma vez, estamos extrapolando as portas da Ambev para promover uma transformação profunda e que tenha verdadeiro impacto positivo. Alcançamos esse marco das primeiras unidades carbono neutro no Brasil, com a neutralização das emissões dos escopos 1 e 2, e iremos escalar para 100% das nossas operações. Mas o nosso desafio é ainda maior. Estamos trabalhando com velocidade para ampliar essas metas aos nossos parceiros, de olho no escopo 3”, reforça Rodrigo Figueiredo, VP de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Compartilhe