Economia
Balneabilidade melhora e chega a 78% no litoral do Paraná, diz boletim
Roberto Dizura/AEN

Balneabilidade melhora e chega a 78% no litoral do Paraná, diz boletim

O boletim de balneabilidade do IAT é atualizado semanalmente, sempre na sexta-feira

Angelo Sfair - sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 - 16:00

O boletim de balneabilidade do IAT (Instituto Água e Terra), atualizado nesta sexta-feira (19), apresenta 46 locais classificados como próprios para banho no litoral do Paraná.

Entre os 59 pontos listados pelo órgão, 13 foram apontados como impróprios para banho. Houve melhora na comparação com a semana passada, quando foram constatados 15 pontos impróprios.

Ou seja, considerando todos os locais observados pelo IAT nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina, o índice de balneabilidade é de 77,9%.

Segundo o Instituto Água e Terra, o litoral do Paraná tem 10 pontos permanentes considerados impróprios para banho, em fozes de rio e canais e despejo de esgoto.

Desconsiderando estes locais, destacam-se três pontos:

COSTA OESTE E NORTE

Conforme o boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra, na Costa Oeste, o cenário piorou nas praias artificiais do reservatório de Itaipu.

Entre os 16 pontos monitorados pelo IAT, antes todos próprios para banho, agora três foram classificados como impróprios.

Os banhos não são mais recomendados nas duas praias de São Miguel Iguaçu e na praia de Entre Rios do Oeste, no ponto 70 metros à direita do centro.

Na Costa Norte, em Primeiro de Maio, a praia do Rio Paranapanema, antes imprópria para banho, agora está liberada para moradores e veranistas. Confira o boletim completo.

BOLETIM DE BALNEABILIDADE: IAT PARANÁ

Durante a temporada de verão, o Instituto Água e Terra (IAT) publica semanalmente, sempre às sextas-feiras, o boletim de balneabilidade do Paraná.

As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana em um laboratório localizado em Curitiba.

Ao longo da temporada serão publicados oito boletins de balneabilidade. O último está previsto para 9 de fevereiro, na semana do Carnaval.

É possível acompanhar os relatórios pelo site do programa Verão Maior Paraná, na página do Instituto Água e Terra, ou pelo aplicativo Balneabilidade Paraná.

Compartilhe