Colunas
Um exército de mulheres na agricultura paranaense

Um exército de mulheres na agricultura paranaense

Encontro de mulheres da agricultura reuniu milhares de produtoras rurais em Cascavel. O evento é organizado pela Faep-Senar com apoio dos sindicatos locais.

Pedro Ribeiro - sábado, 19 de agosto de 2023 - 10:44

 

“Estamos criando um ‘exército’ feminino” disse, em Cascavel, o presidente do Sistema Faep-Senar Paraná, Ágide Meneguette, ao abrir o Encontro das Mulheres Produtoras. 

“O desafio é chegarmos ao fim de 2023 com 100 comissões locais. Mas o sonho é, num futuro próximo, ter 399 comissões locais, uma em cada cidade. Esse exército vai poder ajudar a discutir políticas públicas em seus municípios, melhorando a saúde e a educação, ou ajudando a resolver problemas que tenhamos na agropecuária. Só por meio da participação ativa é que teremos um mundo melhor”, apontou Meneguette.

Segundo ele, o evento reuniu mais de 1,2 mil participantes do Paraná e de diversos Estados, celebrando o movimento crescente de mulheres no setor agropecuário.

A convenção reuniu participantes de todo o Paraná e de outros 21 Estados – tornando Cascavel uma espécie de “capital da mobilização feminina”.

A multiplicação das comissões locais pelo Paraná tem participação decisiva do Sistema FAEP/SENAR-PR. Em 2021, a entidade criou a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), que fomenta a formação de grupos nos municípios. 

Anfitriãs do evento, a Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel é um dos grupos de mulheres mais longevos do Paraná e um dos precursores do movimento em âmbito estadual. Em seu discurso ao longo do 11º Encontro de Produtoras Rurais, a presidente da comissão, Maria Beatriz Orso, detalhou a história do grupo, que se formou em 2010, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher.

“Na época, éramos em poucas, com um objetivo em comum, com vontade de aprender e de crescer dentro do agro”, sintetizou Maria Beatriz. “No começo, os eventos eram realizados no próprio auditório do sindicato. Produtoras eram convidadas a expor e a vender o que produziam”, relembrou.

“É revigorante. Em eventos, a gente se reconhece como grupo. Cada uma com sua trajetória, estimulando e apoiando as outras. É um trabalho que só vai crescer”, disse Stéphanie. “Quando a gente se reúne, vê que nada é impossível. Não há competição. É uma interação que ajuda e motiva a trilhar esse caminho de sucesso”, declarou.

DEMANDAS DOS MUNICÍPIOS

Em Foz do Iguaçu, durante o lançamento do programa “Itaipu Mais que Energia”, onde a empresa multinacional ampliou de 54 para 434 os municípios que serão beneficiados – 399 do Paraná mais 35 do Mato Grosso do Sul – o deputado Alexandre Curi (PSD) disse que a iniciativa fortalecerá os municípios que terão recursos para investimentos em várias áreas. 

Mais trabalhos e ações socioambientais no Paraná, destacou o parlamentar. Serão investidos mais de US$ 1 bilhão.

Curi disse ainda que foram mais de mil demandas dos paranaenses nas audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa. “Todas serão analisadas e repassadas para o Executivo, porque quem entende dos problemas das cidades, dos municípios, são seus gestores 

 

Compartilhe