Colunas
Médicos elegem conselheiros no CRM e industriais o novo presidente da FIEP

Médicos elegem conselheiros no CRM e industriais o novo presidente da FIEP

Mais de 30 mil médicos paranaenses elegem, hoje, diretores do CRM Paraná e industriais de todo Estado também votam para novo presidente.

Pedro Ribeiro - terça-feira, 15 de agosto de 2023 - 09:49

Hoje, 15, também dois candidatos estarão disputando a presidência de uma das mais cobiçadas entidades do setor produtivo paranaense: Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema Fiep. São candidatos os industriais Edson Vasconcelos, de Cascavel e Rommel Barion, de Curitiba.

Duas chapas estão concorrendo para a gestão de cinco anos do Conselho Regional de Medicina do Paraná -CRM-PR, que começa em 1° de outubro

Os Conselhos de Medicina de todos os estados e do Distrito Federal realizam neste início de semana ( dias 14 e 15)  eleição para conselheiros que estarão à frente das autarquias pelos próximos cinco anos, a partir de 1°de outubro.

Em cada um, serão eleitos 20 titulares e 20 suplentes, aos quais se juntarão outros dois indicados pela Associação Médica. Ao todo, são mais de 500 mil médicos em condições de votar, em processo que será exclusivamente eletrônico.

No Paraná, são perto de 32 mil os médicos em atividade e a quase totalidade apta a fazer a sua escolha entre duas chapas concorrentes: a 1, situacionista e denominada “12 de Outubro”; e a 2, de oposição e apresentada como “Por respeito aos médicos”. 

Para o CRM-PR, a chapa 1 tem como representante o cirurgião geral e do aparelho digestivo Carlos Roberto Naufel Junior, também professor assistente de clínica cirúrgica da Faculdade Evangélica Mackenzie e coordenador de residência de cirurgia geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. 

A chapa 2 tem na liderança o cirurgião plástico Romualdo José Ribeiro Gama, professor e coordenador de pós-graduação médica e presidente da Associação Brasileira de Dermatologia Estética (Aime).

PROJETO DE ORIOVISTO VOLTA A TRAMITAR

Deu no Radar da Veja: Depois de dois anos na gaveta, a PEC 8 de 2021, apresentada pelo líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, voltou a tramitar no Senado. Guimarães esteve neste fim de semana participando da palestra do presidente do Baco Central, Campos Neto, em Curitiba, mas não falou sobre o assunto.

GUERRA DEFENDE INDUSTRIALIZAÇÀO DO AGRO

Durante o encontro com o senador Sergio Moro, nesta segunda-feira, em Curitiba, sobre o agronegócio, o deputado Luiz Fernando Guerra defendeu a industrialização para que o Paraná ganhe ainda mais destaque e citou a importância de iniciativas pensadas em conjunto. 

“Somos um estado forte, mas temos alguns pontos que ainda precisam ser resolvidos como, por exemplo, em relação a infraestrutura da área rural. 82% das áreas do nosso estado são compostas por até 100 hectares, então é necessário agregar valor ao produto. Industrializar o agronegócio é o que as cooperativas já tem feito de forma brilhante. Agir por meio de uma construção conjunta é o caminho. Um encontro como este permite analisarmos os problemas e pensamos juntos em soluções e assim teremos um Paraná cada vez mais protagonista”, destacou o deputado.

RESIDUOS DA CADEIA PRODUTIVA

Assembleia legislativa deu mais um passo, nesta segunda-feira, ao projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à Economia Circular no estado. O objetivo da iniciativa, que começou a tramitar em Plenário na sessão desta segunda-feira (15), é reduzir o desperdício na eliminação de resíduos da cadeia produtiva e utilizar energias renováveis na produção.

Segundo a autora, deputada Maria Victoria (PP), a proposta 278/2022 visa construir uma legislação moderna, que reduza o impacto ambiental da cadeia produtiva. Estabelecendo, assim, condições e estímulos à transição da economia linear, onde o final do produto após o consumo é o descarte para a economia circular, na qual os resíduos são encaminhados e reaproveitados em outro processo.

POPULAÇÀO IDOSA CRESCE NO PARANÁ    

Como a população idosa do Paraná cresce a passos largos a cada ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), acompanha esta evolução investindo em uma política prioritária e na oferta de serviços direcionados com uma estratégia avançada de atenção à saúde da pessoa idosa. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2022, existem mais de 1,7 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população nesta faixa etária do País.

4UM REALIZA EVENTOS SOBRE FUNDOS DE AÇÒES

Em comemoração ao 15º aniversário dos fundos de ações, a 4UM Investimentos fará um lançamento do 4UM Value Talks, uma série de encontros onde serão debatidos tópicos relevantes para o mercado de investimentos e nossas carteiras. Para a primeira edição, o convidado é o Professor Aswath Damodaran, uma autoridade global em avaliação de empresas. Ele irá discorrer sobre o histórico e as perspectivas do mercado de ações no Brasil. O evento será remoto por meio da plataforma Zoom, no dia 28/8 (segunda-feira) às 15h00. Vagas limitadas. Confirme sua presença por meio do link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_xSn-OqI_QnKz4ceHt8Ls6g.

Compartilhe