Colunas
Temporais e chuvas não dão trégua
Foto/Divulgação

Temporais e chuvas não dão trégua

Temporais e chuvas que castigam o Paraná já atingiram mais de 40 municípios. Os mais prejudicados estão nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Estado. Nesta segunda-feira (30), o governador Ratinho Junior estará no município de Dois Vizinhos para acompanhar os trabalhos na cidade em função das fortes chuvas do fim de semana. Também sobrevoará […]

Pedro Ribeiro - segunda-feira, 30 de outubro de 2023 - 11:14

Temporais e chuvas que castigam o Paraná já atingiram mais de 40 municípios. Os mais prejudicados estão nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Estado. Nesta segunda-feira (30), o governador Ratinho Junior estará no município de Dois Vizinhos para acompanhar os trabalhos na cidade em função das fortes chuvas do fim de semana. Também sobrevoará toda a região para avaliar a extensão dos estragos.

Vários órgãos do Governo do Estado estão prestando assistência aos municípios e a população atingida. Equipes de bombeiros e defesas civis municipais, funcionários da Copel e Sanepar monitoram a situação. Objetivo é fazer os reparos e que seja retomado o fornecimento de água e energia elétrica o mais breve possível.

Informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias revelam que mais de 1,5 mil pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas por causa das chuvas que caíram em todo o Estado onde perto de cinco mil casas foram parcialmente destruídas. Em Dois Vizinhos, na região Sudoeste, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi alagada.

O deputado Alexandre Curi informou à coluna que tem conversado com prefeitos sobre a situação e visitado municípios atingidos. “São mais de 43 municípios afetados. Vamos continuar acompanhando, de perto, e colaborando no que for possível”, postou em suas redes sociais.

Conforme a Defesa Civil, 18.432 pessoas foram afetadas pelos temporais. 604 pessoas seguem desalojadas e o total de casas destruídas é de 14.

Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento não há informação de feridos ou de pessoas mortas em decorrência das tempestades no estado.

População está ficando idosa no Paraná

Dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a evolução demográfica do Brasil mostram um aumento expressivo na proporção de idosos no Paraná. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população, quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% das pessoas residentes nos 399 municípios paranaenses.

Compartilhe