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Setor produtivo (G-7) conhece estrutura do novo porto em Paranaguá, o PortoGuará.

Setor produtivo (G-7) conhece estrutura do novo porto em Paranaguá, o PortoGuará.

Paraná já perde 25% de carga para exportação para Santa Catarina por falta de porto. (Coronel Sergio Malucelli).   A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), retorna ao G-7 – grupo de lideranças empresariais do setor produtivo paranaense – depois de uma temporada ausente por não concordar com ações que seriam direcionadas de […]

Pedro Ribeiro - terça-feira, 9 de abril de 2024 - 15:44

Paraná já perde 25% de carga para exportação para Santa Catarina por falta de porto. (Coronel Sergio Malucelli).  

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), retorna ao G-7 – grupo de lideranças empresariais do setor produtivo paranaense – depois de uma temporada ausente por não concordar com ações que seriam direcionadas de dentro do Palácio Iguaçu. Ágide Meneguette volta ao G-7 atendendo a pedido do novo coordenador, coronel Sergio Malucelli, presidente da Fetranspar.

“Temos uma ótima relação entre as entidades participantes e é desta força que pretendo seguir com os projetos e com as iniciativas que o G7 vem desenvolvendo ao longo dos anos e contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo estadual”, destacou

“Sempre estaremos presentes, quando solicitados, para interagir com o Governo do Estado nas ações e projetos que, efetivamente, dizem respeito ao Paraná. Ao mesmo tempo, como lideranças do setor produtivo e cidadãos, exerceremos nossos direitos de crítica. Somos críticos por necessidade”, pontuou o novo coordenador.

Nesta terça-feira (09) houve a primeira reunião do grupo, com a participação de todos os membros, quando o principal assunto foi a instalação de um novo porto na Baía de Paranaguá. Para fazer uma explanação sobre o empreendimento, que se chamará PortoGuará, Malucelli convidou o especialista do setor portuário e ex-diretor do Porto de Paranaguá, Luiz Henrique Dividino.

Na avaliação do G7, a economia estadual cresce a uma velocidade maior que a infraestrutura hoje disponível.

“É preciso pensar em alternativas de ampliação da capacidade portuária, de via alternativa a BR 277 rumo ao litoral e ficar atentos as novas concessões ferroviárias que serão renovadas nos próximos anos, as quais precisam atender a demanda das próximas décadas de nosso estado”, disse o coordenador do Grupo.

O agronegócio como um todo também esteve na pauta, principalmente na questão do crescimento constante que vem apresentando e a infraestrutura proporcional que exige do Estado. A questão leiteira, foi um dos temas abordados na reunião, uma vez que o foram identificadas a venda do produto fora dos padrões acordados com o Mercosul, o que pode gerar operações duvidosas e não convencionais. Esse é um tema que precisa ser tratado em uma discussão ampla no âmbito nacional e o grupo pretende leva-lo a pauta em Brasília.

A substituição tributária também foi outro assunto que volta a pauta. O Governo Estadual tem até o dia 15 de maio para se manifestar sobre a questão, algo que impacta diretamente o setor de comércio.

Não está sendo produzido pelo Mercosul e isso necessita de um trabalho nacional pois, é algo que necessita de atenção pois podem existir operações duvidosas, e não convencionais.

G7 – Entidades participantes: (Faciap, Fiep, Faep, Fetranspar, Fecomércio, Ocepar e ACP). Participaram da reunião, Coordenador do G7 e Sistema FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, Presidente da FECOMÉRCIO, Vice-Governador Darci Piana, Presidente da ACP Gilberto Deggerone, José Roberto Ricken – Presidente da OCEPAR, Nelson Costa – Superintendente OCEPAR, Ágide Eduardo Meneguette – Representante Presidente FAEP, Carlos Augusto C. Albuquerque – Assessor Presidência FAEP.

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