Colunas
Relatório da Frente Parlamentar vai trazer modelo de São Paulo para auxiliar retomada de eventos no Paraná

Relatório da Frente Parlamentar vai trazer modelo de São Paulo para auxiliar retomada de eventos no Paraná

 O coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa, deputado Mic..

Pedro Ribeiro - terça-feira, 17 de agosto de 2021 - 13:34

 

O coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa, deputado Michele Caputo (PSDB), vai apresentar na próxima semana o relatório das 20 reuniões realizadas pelo colegiado. O último item do documento trará o resultado da viagem a São Paulo sobre os avanços da vacinação e da realização dos eventos testes no estado paulista.

“Em breve, devemos fazer mais uma sessão para discutir esses eventos-modelo porque o segmento de eventos nas suas mais várias formas, com certeza absoluta, foi e está sendo o mais afetado.” disse o deputado na sessão desta segunda-feira, 16.

Na capital paulista, Michele Caputo, seu reuniu com as autoridades estaduais: o governador João Doria (PSDB); o chefe do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabardo; o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vignoli; o coordenador da Frente Parlamentar da Covid da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Bruno Ganem (Podemos), e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Aranibar.

O paranaense tratou sobre os eventos-modelo controle, doses da CoronaVac disponíveis para o Paraná, passaporte sanitário, vacinação de adolescentes e a ButanVac, a primeira vacina 100% nacional.

Eventos – Uma das experiências de São Paulo que pode servir de referência ao Paraná são eventos-modelo. “Esses eventos estabelecem parâmetros, em conjunto com os órgãos de saúde, para definir um protocolo específico para cada tipo de atividade, e assim, acelerar a retomada dos eventos, setor que está paralisado desde o início da pandemia”, disse.

“Estão fazendo com quatro segmentos da área de eventos: shows/música, esportes – inclusive o futebol, feiras corporativas, e também a área de jantares, formaturas, casamentos, batizados, etc. Em comum acordo com as entidades que representam esses setores e a Vigilância Sanitária, foram produzidos protocolos para, através de chamamento público, escolher as empresas e os eventos e aplicar esse evento-modelo controle”, explicou Michele Caputo.

De acordo com o deputado, toda a documentação envolvendo os eventos-modelo, desde a legislação até os protocolos de saúde e distanciamento estão disponíveis para avaliação do legislativo e do executivo paranaense. “Estive com o governador Ratinho Júnior, mencionei os eventos modelo controle e o governador se interessou. Também fiquei de passar ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, todo esse trabalho, os protocolos, para que a Secretaria de Saúde avalie e veja se é possível aproveitar o material e fazer algo semelhante”.

Mais vacinas – Outro resultado produtivo da missão. segundo o deputado, é a disponibilização de doses extras da vacina Coronavac para compra direta pelo governo do Estado, e pelos municípios do Paraná. “As 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde estão próximas de finalizar as entregas”.

“O governador João Doria, a meu pedido, colocou que 26 milhões de doses vão passar a partir de setembro, a estarem disponíveis, lembrando que o Ceará já assinou o contrato de comprar mais três milhões de doses, o Espírito Santo já assinou contrato de quase um milhão e meio de doses, e o governador do Piauí (Wellington Dias) também já está assinando um contrato de 350 mil. Tanto o prefeito Rafael Greca quanto o governador Ratinho Júnior, mostraram interesse”.

Além da Coronavac, Michele Caputo informou que a ButanVac já tem 10 milhões de doses produzidas, e que deve estar disponível para compra após a realização dos testes e aprovação da Anvisa, o que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2022. “A ButanVac é soberana do Brasil, é a não dependência de nenhum outro país, para nenhum outro insumo” disse.

Compartilhe