Colunas
PT poderá ter canais abertos de TV e rádio

PT poderá ter canais abertos de TV e rádio

O PT pede para ter canais próprios de TV e rádios abertos. A solicitação foi feita ao Ministério das Comunicações pela deputada e presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 7 de junho de 2023 - 15:40

Em documento encaminhado ao Ministério das Comunicações, o PT pede para ter canais próprios de TV e rádios abertos. A solicitação foi feita pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Caberá ao próprio presidente da República, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, a outorga.

Gleisi disse que a decisão permitirá o partido ampliar as suas redes e levar “informações com credibilidade, incentivo à participação e formação política”. “Cumprimos todas as exigências determinadas pela Constituição para concessão pública de meios de comunicação”, disse.

Em um trecho do ofício revelado pelo próprio partido, o PT argumenta que “um canal de comunicação próprio possibilitaria o cumprimento de um dever constitucional, legal e estatutário, oportunizando uma participação política para além do simples ato de votar, adotando-se uma verdadeira pedagogia de participação político-partidária”. A informação foi publicada no Estadão.

Para justificar o pedido, o documento pondera que é um partido grande com mais de 2,5 milhões de filiados e está organizado em todo o país.

O documento ainda diz que o PT precisa ampliar a prestação de contas à população e potencializar formação e incentivo à participação política da população. O partido reconhece que o pleito é inédito. Nenhuma outra legenda detém concessão pública para operar um canal de TV. Um levantamento do próprio PT aponta que há 49 canais vagos pelo País e com possibilidade de concessão do Ministério das Comunicações. (Com Estadão).

 

 

Compartilhe