Colunas
Progressistas reforçam base à Câmara de Curitiba para eleger Maria Victória prefeita da capital

Progressistas reforçam base à Câmara de Curitiba para eleger Maria Victória prefeita da capital

Embora ainda seja cedo para pesquisas eleitorais a prefeitos no Paraná, o Instituto Paraná Pesquisa, do empresário Murilo Hidalgo, está em campo. Nesta quarta-feira foi divulgada à imprensa sondagem de intenções de votos para a prefeitura de Londrina e, na espontânea, aparecem números interessantes que retratam o grande número de pessoas desinteressadas pelas próximas eleições. […]

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 - 09:29

Embora ainda seja cedo para pesquisas eleitorais a prefeitos no Paraná, o Instituto Paraná Pesquisa, do empresário Murilo Hidalgo, está em campo. Nesta quarta-feira foi divulgada à imprensa sondagem de intenções de votos para a prefeitura de Londrina e, na espontânea, aparecem números interessantes que retratam o grande número de pessoas desinteressadas pelas próximas eleições. 79,8% das pessoas ouvidas não sabem e ou não responderam a pesquisa, 6,6% disseram que não vão votar em ninguém/brancos e nulos e 9% afirmaram que depositarão os votos no atual prefeito, Marcelo Belinati, que não pode se candidatar. Em Curitiba, algumas lideranças do Progressistas estranharam que não mencionaram o nome do deputado federal, Marco Brasil, que há meses vem manifestando intenção de se candidatar à prefeitura de Londrina. Mas lá estão, Tiago Amaral, Filipe Barros, João Mendonça, Barbosa Neto, Boca Aberta…

Progressistas querem cinco vereadores em Curitiba

Em Curitiba, sob a orientação do deputado federal e secretário da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, os Progressistas se reuniram para reforçar a chapa de vereadores – hoje são quatro – e da pré-candidatura da deputada estadual, Maria Victória à Prefeitura de Curitiba. Os Progressistas (PP) filiaram mais de 150 pré-candidatos a vereador e lideranças de Curitiba nesta terça-feira (6). Somos um partido consolidado em Curitiba. Temos um time forte, unido e preparado para trabalhar e alcançar ótimos resultados nas eleições do ano que vem. Se as eleições fossem amanhã já teríamos chapa completa de vereadores cumprindo todas as regras e exigências da Justiça Eleitoral”, disse a presidente estadual da legenda, deputada Maria Victoria, que reafirmou sua pré-candidatura e conta com o apoio do prefeito Rafael Greca.

Na semana passada, os Progressistas filiaram mais de 430 lideranças femininas de Curitiba. O partido está consolidado em todas as regiões do Paraná, com bancadas de deputados alinhadas e diretórios ou provisórias em 98 % das cidades.

Fora do eixo. Elói Zanetti sobre Valério Fabris

O jornalista capixaba/mineiro Valério Fabris há algum tempo apresentou a ideia de que algumas capitais, BH, Curitiba, Porto Alegre, por exemplo, deveriam trabalhar mais na divulgação e na troca de experiências entre si, principalmente na área cultural, para se livrarem da hegemonia de São Paulo e Rio. A polarização dessas duas grandes cidades é tanta que não deixa espaço para as outras cidades, que também produzem bons trabalho e não conseguem mostrar com maior frequência suas atividades culturais.

Essa ideia excêntrica –  fora do centro –  andou circulando, mas na época não teve adeptos para tocá-la em frente. Agora vejo sinais de que as circunstâncias, por si só, tomaram conta disso – é a possibilidade de se expressar por meio das redes sociais. A tecnologia da Internet está permitindo que o Brasil se apresente ao Brasil. Surgem diariamente diversas manifestações culturais e elas são acessíveis às pontas dos dedos – digitais: grupos de literatura, debates, aulas, cursos, filosofia, teatro, lançamento e venda de livros. Informações importantes da área  brotam por todos os lados. O artista e o produtor cultural das cidades do interior, e é de lá que nascem a maior parte deles, não mais precisam ir a São Paulo e Rio para mostrar o que fazem. Tudo pode ser partilhado e com bons resultados via WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin, Messenger, Kwai, sites, blogs, e-mails e a lista é grande.

Fique atento porque o mundo está mudando ou você muda ou o mundo muda sem você. (Elói Zenetti é escritor e publicitário).

Compartilhe