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Efeito Taylor Swift
Reprodução/Instagram/@marceloendelli/@gettyimages

Efeito Taylor Swift

Em 28 de novembro, o IBGE divulgou que o IPCA-15 (prévia da inflação oficial) foi de 0,33%. O consenso do mercado era um aumento de 0,24%. Ou seja, o erro de previsão foi elevado. Mas o que contribuiu para um erro tão grande assim? A resposta é simples: efeito Taylor Swift. Explico. Confiram comigo as […]

Lucas Dezordi - quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 - 09:09

Em 28 de novembro, o IBGE divulgou que o IPCA-15 (prévia da inflação oficial) foi de 0,33%. O consenso do mercado era um aumento de 0,24%. Ou seja, o erro de previsão foi elevado. Mas o que contribuiu para um erro tão grande assim?

A resposta é simples: efeito Taylor Swift. Explico.

Confiram comigo as turnês da cantora aqui no Brasil:

  • 17 de novembro: Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro
  • 18 de novembro: Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro [ADIADO para o dia 20 de novembro]
  • 19 de novembro: Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro
  • 24 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo
  • 25 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo
  • 26 de novembro: Allianz Parque, em São Paulo

Os fãs que precisaram comprar passagens aéreas perto dos eventos, isto é, no mês de novembro pagaram valores absurdos. Uma amiga minha, que conseguiu os ingressos perto do show, pagou 4 mil reais pela passagem aérea de Curitiba – Rio de Janeiro (ida e volta). Detalhe: ela foi levar a filha.

Então foram 8 mil reais apenas de transporte aéreo. É um efeito mundial e as empresas aéreas não estão conseguindo atender a forte demanda.

Para se ter uma noção do impacto da turnê de Taylor Swift no mundo, a cantora irá se apresentar em fevereiro de 2024 na Austrália. Com efeito, muitos fãs da Nova Zelândia vão voar para lá. A companhia aérea Air New Zealand já anunciou voos extras para tentar atender mais de 3.500 neozelandeses que compraram seus bilhetes para as datas dos shows.

Contudo, a companhia aérea informou que mesmo com os voos extras, será difícil atender toda a demanda do público. Ou seja, os preços tendem a subir mais ainda para quem for comprar perto do show.

Voltando para a inflação brasileira…

Em novembro, o IPCA-15 registrou que o maior impacto no índice foi de 0,16 p.p., derivado do aumento de 19,03% de alta no subitem passagem aérea. Vale lembrar que novembro é o mês da Black Friday, de grandes promoções.

Ademais, o preço do petróleo (custo) vem caindo no cenário internacional. Contudo, no ano, as passagens aéreas subiram 36%, um dos subgrupos que mais contribuíram para a inflação em 2023. Portanto, o efeito Taylor Swift já vem impactando significativamente os preços de passagens aéreas no Brasil e pressionado os preços para cima.

Lucas Lautert Dezordi, é doutor em Economia, sócio da Valuup Consultoria, economista-chefe da TM3 Capital e professor da PUC PR.

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