Colunas
Paraná, olhar fixo no desenvolvimento econômico e no bem-estar social

Paraná, olhar fixo no desenvolvimento econômico e no bem-estar social

l O Estado do Paraná vem mostrando significativos sinais de crescimento, puxado pela cadeia do agronegócio e indústria de transformação. Com a instalação de novos empreendimentos e um rigoroso controle entre receita e despesa, o Governo do Estado começa a canalizar recursos na área da infraestrutura com foco no setor viário, carro-chefe das exportações. O […]

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 4 de janeiro de 2024 - 19:36

l



O Estado do Paraná vem mostrando significativos sinais de crescimento, puxado pela cadeia do agronegócio e indústria de transformação. Com a instalação de novos empreendimentos e um rigoroso controle entre receita e despesa, o Governo do Estado começa a canalizar recursos na área da infraestrutura com foco no setor viário, carro-chefe das exportações.

O governo estadual se pautou por um papel ativo na promoção do seu desenvolvimento econômico e social. A linha mestra que conduz o planejamento se perpetua em um tratamento especial em relação às desigualdades sociais. É histórico no Estado.

Com um crescimento de 9,1% no acumulado entre janeiro e outubro de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022, o Paraná registrou o maior crescimento da atividade econômica no Brasil no período. O aumento está muito acima da média nacional, que foi de 2,4%, e também supera com folga o segundo estado mais bem colocado, Goiás, que contabilizou 6,2% neste mesmo intervalo de tempo. Os dados fazem parte do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), cujo cálculo é feito pelo Banco Central.

A condução, hoje, do desenvolvimento do Estado não foge à estratégia do equilíbrio entre arrecadação e despesas. É realizada em etapas diferenciadas que puxam o crescimento econômico a partir da industrialização, num modelo de pensamento que se perpetua ao longo de governos. Por isso, o Paraná sempre está a um passo a frente dos demais estados com olhar fixo no bem-estar social dos paranaenses, comenta o secretário do Planejamento, Guto Silva

A participação paranaense no PIB nacional é de 6,2%, com a prestação de serviços puxando o carro com 41,6%, seguido da indústria, com 40% e pecuária 18,4%. O volume de exportações passam hoje dos US$ 10 bilhões.

Hoje, o Paraná é o Estado mais populoso da Região Sul e o quinto com mais habitantes do País, de acordo com estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, 11.08 milhões de pessoas residem no Estado, representando 5,4% da população total brasileira.


Compartilhe