Colunas
Paraná já é terceiro no Ranking de Competitividades dos Estados

Paraná já é terceiro no Ranking de Competitividades dos Estados

O Paraná aparece em terceiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados.  Está atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina, avalia 99 indicadores, dos quais 57 deles foram integrados, de maneira inédita, à mais recente versão do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), instrumento que serve de bússola para o planejamento a médio prazo do Estado. […]

Pedro Ribeiro - sexta-feira, 17 de novembro de 2023 - 10:27

O Paraná aparece em terceiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados.  Está atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina, avalia 99 indicadores, dos quais 57 deles foram integrados, de maneira inédita, à mais recente versão do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), instrumento que serve de bússola para o planejamento a médio prazo do Estado.

Entre as propostas prioritárias do Ranking de Competitividade dos Estados estão a Ferramenta de avaliação da Administração Pública, o Sistema de incentivo para os líderes públicos, a Promoção de boas práticas e o Diagnóstico e eleição de prioridades.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, reafirmou a importância dessa ferramenta que auxilia os Estados a melhorarem indicadores de desempenho e suas políticas públicas.

“O Paraná tem um grande destaque no Ranking de Competitividade em sustentabilidade, somos o Estado mais sustentável do Brasil, o segundo na Eficiência da Máquina Pública e o primeiro na relação PIB versus Gasto do Poder Executivo. Então, é uma boa trilha que coloca o Paraná como o terceiro melhor do Brasil, e trabalhamos para aperfeiçoar ainda mais”, disse.

“Esse trabalho vai permitir a gente poder aprofundar os dados que vão significar melhoria de vida para a população e mais qualidade dos programas de governo”, pontuou Guto Silva.

Os indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados também ajudam a mensurar dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Paraná tem participação recorde no Novo PAC Seleções

O Estado do Paraná tem participação de destaque com a apresentação de 2057 projetos no Novo PAC Seleções, programa federal que tem como objetivo atender os projetos prioritários apresentados por prefeitos e governadores em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade.

No total, são R$ 65,2 bilhões a serem investidos nacionalmente em 27 modalidades executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Justiça, considerada uma forma de ampliar a captação de recursos para todos os estados.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o grande número de propostas pelo Paraná – 381 municípios participaram enviando propostas, ou 95% do total -, alcançado com o auxílio de um programa do Estado, o Conecta399, é motivo de comemoração.

O Conecta399 é um programa de planejamento e estímulo ao desenvolvimento territorial do Paraná. Estruturado em eixos de capacitação, projetos, fomento e interlocução, destina-se a fortalecer as redes de parcerias e multiplicar políticas públicas efetivas em diversas áreas.

“Os municípios maiores têm corpo técnico robusto e maduro para buscar recursos, enquanto os pequenos muitas vezes não conseguem captá-los, pela dificuldade de escrever os projetos e de buscar oportunidades. Então esses números dão orgulho por mostrar que estamos no caminho certo de promover o desenvolvimento, atendendo a população”, diz Guto Silva. (Com assessoria).

Compartilhe