Colunas
Os passos seguintes de Beto Richa, presidente do PSDB

Os passos seguintes de Beto Richa, presidente do PSDB

A eleição de Beto Richa, na noite de segunda-feira, como presidente do diretório estadual do PSDB, serviu para mostrar a que ele ainda é um player importante para a disputa de 2024. O dia dele antes da eleição se deu com conversas da esquerda, da turma do deputado do Arilson Chiorato e do Luciano Ducci, […]

Pedro Ribeiro - terça-feira, 7 de novembro de 2023 - 10:36

A eleição de Beto Richa, na noite de segunda-feira, como presidente do diretório estadual do PSDB, serviu para mostrar a que ele ainda é um player importante para a disputa de 2024. O dia dele antes da eleição se deu com conversas da esquerda, da turma do deputado do Arilson Chiorato e do Luciano Ducci, e da direita, dos ligados ao Bolsonaro.

De noite, no palanque, estiveram o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, a família Barros, com o Ricardo e a Cida Borghetti. Sem contar os deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli, o triunvirato da Assembleia. Todos parabenizaram pelo novo posto e falaram em manter a porta para diálogos futuros.

Richa não se ilude, pois sabe que a política é volúvel. No entanto, segue à risca um ensinamento de seu pai, o ex-governador José Richa, manter às portas abertas e o diálogo com todos. Aos mais próximos, fala que vai conversar com todo mundo, como tem feito em Brasília.

A eleição à presidência estadual ajuda Richa em dois objetivos. Um é garantir que os tucanos estarão presentes na chapa majoritária nas 46 cidades onde já existem diretórios municipais e também em parte das outras 115, onde há comissões provisórias. Para isto, Beto tem conversado muito com novas lideranças e com outras mais calejadas, que abandonaram a política, desiludidas com a polarização e a falta de oportunidade.

O segundo objetivo de Beto Richa é se fortalecer nacionalmente. Richa vai a convenção nacional do PSDB disposto a compor a mesa executiva e a ter um espaço maior no PSDB nacional. Beto tem o respeito de Eduardo Leite, governador gaúcho, e do Aécio Neves, que lidera a outra fatia do partido, o que deve permitir que alcance sua meta.

Pela trajetória, Beto tem mostrado que seus passos são para alcançar objetivos mais a frente, em disputas para 2026. No entanto, as pesquisas recentes pela prefeitura de Curitiba mostraram que tem potencial para a disputa de 2024. Se não for como candidato, será para por seu grupo apoiar algum candidato. E isto despertou até o interesse de Eduardo Pimentel, que no palanque falou que vai retornar para conversar com PSDB em uma possível parceria.

Mas, como dizem, cabe ao tempo decifrar o destino, em especial quando o assunto é política.

A TRAVESSIA DE ALVARO DIAS

O ex-senador Alvaro Dias lança, nesta terça-feira, as 18h30min., na Assembleia Legislativa, o livro “A Travessia de Alvaro Dias”. No livro, o escritor e jornalista José Antonio Pedrialli, faz um relato da vida política de Alvaro, desde sua candidatura a vereança em Londrina, à Presidência da República.

Compartilhe