Colunas
Nova investida contra a indústria da multa em Curitiba

Nova investida contra a indústria da multa em Curitiba

O debate sobre a indústria da multa voltou na Assembleia Legislativa. Deputado pede mais transparência na instalação de radares e orientação aos condutores de veículos.

Pedro Ribeiro - terça-feira, 23 de maio de 2023 - 09:41

A combatida indústria da multa em Curitiba que já premiou a cidade com deselegantes memes, onde aparecem dezenas de radares em uma única plataforma, volta a ser motivo de debate. Quem resgatou o tema foi o deputado estadual Denian Couto, do Podemos.

De acordo com o parlamentar, hoje existem mais de 300 radares em Curitiba e a soma de milhão de multas em um único ano. “Não é algo natural para mim. Segurança no trânsito jamais pode ser confundida com arrecadação fácil e cidadão lesado”.

O que o deputado quer é o que todos os curitibanos ou paranaenses querem: evitar a instalação de uma “indústria da multa” no Paraná. A intenção é dar mais transparência ao sistema de fiscalização para que o motorista não se sinta lesado.

O texto do projeto de lei que apresentou na Assembleia Legislativa prevê um controle rigoroso dos radares de velocidade. Na prática, a ideia é que o cidadão tenha acesso fácil e claro, na internet, sobre informações básicas e importantes, como a localização dos equipamentos, a quantidade de multas aplicadas por cada radar, o valor faturado e a aferição realizada em rodovias e demais vias de jurisdição do Estado do Paraná.

O deputado explica que não é contra o controle da velocidade, mas sim, a favor da transparência em todo o processo. “É claro que a segurança no trânsito é fundamental. Eu só quero que o apelo pela segurança não vire um artifício para que radares não virem caça-níqueis pelo estado”. (Com informações da Alep)

Compartilhe