Colunas
Leprevost defende combate rigoroso ao avanço do neonazismo

Leprevost defende combate rigoroso ao avanço do neonazismo

Segundo o deputado federal, Ney Leprevost, o número passou de 72 células nazistas em 2015 para 1.117 em 2022 no Brasil

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 19:22

A onda neonazista que vem aflorando no Brasil após a tentativa de golpe de grupos bolsonaristas espalhados pelo país, em especial em Santa Catarina, onde um cidadão fez reverência ao ditador alemão, Adolpho Hitler, despertou sentimento patriótico e de preocupação no deputado federal Ney Leprevost (UB).

Nesta quarta-feira, 30, Leprevost usou a Tribuna da Câmara Federal para propor o combate rigoroso e punição contra o racismo e as ameaças neonazistas. “É preciso ações urgentes da Polícia Federal para combater práticas ideológicas criminosas em nosso País”, disse o parlamentar.

Ney Leprevost citou o lamentável episódio acontecido na semana passada, em Curitiba, o músico Neno, um homem negro, foi covardemente agredido por um indivíduo de cabeça raspada, calça camuflada, calçando coturnos e com bastão em mãos, típico de um neonazista. 

No Espírito Santo, um jovem, trajando uniforme de combate, muito possivelmente seguidor de ideologia totalitária, atacou duas escolas e matou pessoas inocentes. 

Segundo a antropóloga Adriana Dias, doutora pela Unicamp, cujo trabalho serve de referência para as polícias e para o Ministério Público, foi detectada uma “explosão” do surgimento de células nazistas no país. . 

“Estou propondo na Câmara Federal a inclusão no Código Penal Brasileiro da tipificação do Crime de Tirania, com objetivo de estabelecer punição exemplar a quem realiza essa “lavagem cerebral”, principalmente nos jovens, com objetivo de semear ódio racial, étnico ou religioso”, disse Leprevost. (Com assessoria).

Compartilhe