Colunas
Irresponsabilidade no volante nas estradas paranaenses

Irresponsabilidade no volante nas estradas paranaenses

Por mais que a Polícia Rodoviária Federal ou estadual fiscalizem, a imprudência continua nas estradas paranaenses com alcoolizados ao volante.

Pedro Ribeiro - terça-feira, 12 de setembro de 2023 - 09:58

 

Campeão de acidentes de trânsito no Brasil, o Paraná deve ter os piores motoristas ou os mais irresponsáveis do País. No feriado de 7 de Setembro a Polícia Rodoviária do Estado registrou 5.021 imagens de radar com veículos ultrapassando os limites de velocidade impostos por lei. Resultado: 19 pessoas mortas e 160 feridas.

Bêbados ao volante

Das 5.021 imagens de radares, foram emitidos 1.971 autos de infração de trânsito, sendo 10% por embriaguez ao volante. Oito pessoas foram presas por estarem alcoolizados e sem condições de dirigir. Portanto, risco nas estradas e nas ruas. Na semana, foram abordados 3.033 veículos em fiscalizações.

Energia limpa 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE – contina batendo recordes. Em quatro anos – 2019 a 2013 – a instituição financiou R$ 1,2 bilhão em projetos de energia limpa. “O BRDE tem como propósito promover o desenvolvimento social e econômico do Estado por meio das ações humanas que criam projetos que amplificam a participação da sociedade, através das políticas públicas, como facilidade do crédito e oportunidade para alcançar mais pessoas”, disse o diretor-financeiro do banco, Wilson Bley Lipski.

Rota dos Ventos

Palmas é, sem dúvida, a cidade mais fria do Paraná. Agora o município será sede da Rota dos Ventos. São 60 quilômetros onde estão instalados parques eólicos, numa paisagem de tirar o fôlego. A iniciativa de reconhecer a região como Rota dos Ventos é do deputado Luiz Fernando Guerra que representa  região Sudoeste. Segundo ele, a região de Palmas é fantástica e merece ser reconhecida pelo seu potencial turístico. Os ventos constantes criam uma situação atmosférica propícia para a formação de geadas e neve. 

Plantio e colheita

O deputado Alexandre Curi (PSD) esteve nesta segunda-feira na Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento onde solicitou, ao diretor-geral, José Brustolin Neto, recursos para asfaltar 10 quilômetros da PR – 436 (Estrada do Pico), entre Ribeirão do Pinhal e Ibaiti. “Os investimentos facilitarão a movimentação de caminhões e maquinários para o plantio e colheita nas propriedades rurais”, disse o deputado.

Barros e Gleisi 

O deputado federal e secretário da Indústria e do Comércio do Governo do Estado, Ricardo Barros (PP) mantém firme sua disposição em disputar o Senado Federal caso o senador Sergio Moro seja cassado e tenha eleição suplementar. Paulo Martins (PL) e Gleisi Hoffmann (PT) também anunciaram intenção em disputar a possível vaga. 

Fraudão para idosos

 

A Câmara Federal provou projeto de lei do ex-deputado federal e hoje deputado estadual, Ney Leprevost, que assegura o fornecimento gratuito pelo Poder Público de fraldas descartáveis geriátricas para idosos que vivem em instituições de longa permanência e para idosos que sofrem de incontinência urinária.

Economia circular 

Governador Ratinho Junior (PSD) sanciona Lei de Incentivo à Economia Circular no Paraná, proposta feita pela deputada Maria Victória (PP) para aumentar a eficiência do uso de recursos naturais e incentivar o reaproveitamento de materiais e produtos. Segundo a deputada, a população mundial está consumindo mais matérias-primas do que o Planeta oferece. “A forma como utilizamos os recursos não é sustentável”, afirma. 

Tiros para todos os lados

“Nós saímos do inferno, mas não vamos para o paraíso”. Do diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), Clóvis Borges. Tem razão o conservacionista: existem 400 espécies de aves e outras centenas de animais silvestres na Mata Atlântica paranaense. “São tiros para todos os lados”, lamenta. 

Salve o Planeta 

Enquanto o Planeta pede por árvores para respirar, o prefeito da cidade de Alto Paraná, no Noroeste do Estado, Cláudio Palito, anuncia o corte de, pelo menos, 10 seringueiras centenárias enraizadas na praça Souza Naves, no coração da pequena e bela cidade. Os habitantes estão em polvorosa e pedem socorro. Vereadores já foram o ITA, no MP e imploraram ao prefeito. Pelo jeito, não arreda o pé. Lamentável crime dessa natureza, contra a natureza. 

 

Compartilhe