Colunas
Guimarães destaca promoção da transparência no TCE

Guimarães destaca promoção da transparência no TCE

Fernando Guimarães quer fortalecimento dos meios de comunicação institucionais e a formação de redes de controle e parcerias no TCE.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 - 20:57

A promoção da transparência pública e o incentivo ao controle social, foram itens destacados nesta quarta-feira, 18, pelo novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), conselheiro Fernando Guimarães.

Ele também destacou o fortalecimento dos meios de comunicação institucionais e a formação de redes de controle e parcerias, durante sua gestão no biênio 2023-2024.

“Não mudei esses pressupostos, mas hoje temos uma outra realidade, com mais instrumentos para trabalhar, o que vale não só para o TCE-PR, mas para todas as instituições públicas. Na atual situação do país, o Tribunal de Contas pode exercer um papel moderador, fornecendo elementos e informações de qualidade para que as políticas públicas, as discussões orçamentárias e até mesmo os debates ideológicos possam ter uma moderação de natureza técnica”, disse em seu discurso de posse.

Ao Lado de Guimarães assumiram os novos vice-presidente do órgão, conselheiro Ivens Linhares, e corregedor-geral, conselheiro Ivan Bonilha.

O ex-presidente e conselheiro do TCE-PR Fabio Camargo agradeceu aos conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores e servidores do órgão de controle pelo apoio e pelo aprendizado que teve ao longo de sua gestão à frente da Corte no biênio 2021-2022. 

“Cheguei chorando na minha posse, mas vou sair sorrindo”, afirmou ele em seu discurso de despedida da Presidência da Casa, no qual também desejou sorte a seu sucessor.

Já o conselheiro Durval Amaral, ao falar em nome dos membros do órgão de controle, elogiou a humildade, a inteligência, a sabedoria e a capacidade do novo presidente do TCE-PR. “A ética, o trabalho em equipe, o planejamento estratégico e a responsabilidade social e ambiental foram características de sua primeira gestão no TCE-PR que norteiam, até hoje, a atuação de nossa Corte de Contas”, destacou ele, citando o legado deixado pela primeira gestão de Fernando Guimarães à frente da Casa, no biênio 2011-2012.

 

 

Compartilhe