Grandes concessionárias não participam do pedágio no Paraná. Por que?
Os fundos de investimentos têm expertise em construção e conservação de rodovias? É a pergunta que se faz sobre o leilão das rodovias.
Recentemente o Paraná Portal alertou que o leilão de lotes para a concessão de rodovias no Estado poderia se esvaziar devido a uma série de exigências do edital que afugentaria as grandes empresas. Apenas dois fundos de investimentos estão participando.
A coluna apurou que as duas empresas que vão participar do leilão do lote são o Grupo Pátria e a Equipav. O primeiro é um fundo de investimentos e a segunda uma empresa que participar de concessões de saneamento básico
Isto está acontecendo agora. A ausência de empresas concessionárias de renome nacional para participar do processo de licitação de rodovias pedagiadas no Paraná tem causado estranheza entre empresários e políticos.
O baixo valor da taxa de retorno, o grande volume de depósito exigido acima de R$ 800 milhões paa garantia das obras e a desmobilização que a Lava Jato provocou no país, seriam alguns dos motivos do desinteresse.
Apenas dois fundos de investimentos participam e nenhuma concessionárias apresentaram proposta para participar do leilão de concessão do primeiro lote de Rodovias Integradas do Paraná que deve acontecer na sexta-feira. A estimativa de investimento para o certame é de R$ 8 bilhões durante os 30 anos da licitação.
As perguntas que se fazem: estes fundos de investimentos dependem de captação para participar do processo e realizar as obras. Eles têm onde captar? Tais fundos têm expertise em construção e conservação de rodovias?