Pedro Ribeiro
Foto: Fiep

Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) apresentam a primeira Escola de Verão de Metodologia de Pesquisa, que ocorrerá entre 17 e 21 de fevereiro de 2020, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Escola é fruto de uma parceria inédita entre as duas associações, tendo como organizadores os grupos de pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), Comunicação e Participação Política (COMPA) e Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR. O objetivo é oferecer imersões metodológicas qualificadas, aprofundando as principais técnicas de pesquisa utilizadas no campo da Comunicação e Política.

Sobre os Cursos

A escola é composta por 12 diferentes cursos, ministrados por profissionais e professores pesquisadores na área de comunicação e política. Seu formato objetiva proporcionar aos interessados a possibilidade de concluir diversos cursos no período. Para tanto, o evento foi concentrado no período de 5 dias, com todos os cursos realizados nas dependências do PPGCOM-UFPR, a fim de facilitar a participação de interessados de fora de Curitiba.

Os cursos oferecidos são:

  • Teoria e prática nas pesquisas sobre deliberação
  • Introdução à análise de dados em R
  • Possibilidades e limites da coleta de dados digitais em R
  • Introdução à estatística
  • Análise de Conteúdo
  • Análise de dados quantitativos
  • Análise multivariada aplicada a dados de Opinião Pública
  • Produção e aplicação de survey para pesquisas em Comunicação
  • Ferramentas de pesquisa para análise qualitativa
  • Grupo Focal
  • Estratégias de análise para pesquisa sobre Comunicação Governamental

Sobre o Público

A Escola foi planejada visando incrementar os conhecimentos de alunos de pós-graduação em Comunicação e/ou Ciências Políticas a respeito de técnicas e métodos de pesquisa aplicados a objetos dessas áreas. Graduandos, pós-graduandos de áreas correlatas e profissionais do mercado também formam grupo de interesse do evento.

Sobre as Inscrições

Os interessados podem se inscrever e realizar o pagamento dos cursos pelo site do evento: doity.com.br/escola-de-verao-alicecompolitica-de-metodologia-de-pesquisa

No site também pode ser acessada a tabela com os diferentes cursos, palestrantes e ementas, além de investimento e descontos previstos para associados das instituições promotoras e participantes de dois ou mais cursos.

Vale a ressalva que os cursos preveem número mínimo de participantes para sua viabilização, sendo devidamente confirmados com antecedência por email. Também está assegurada a emissão de certificado de participação aos concluintes dos cursos.

Dúvidas podem ser enviadas pelas nossas redes sociais e também pelo email: [email protected]