Colunas
Em 25 anos, Hospital Costantini atendeu mais de 2,5 milhões de pessoas

Em 25 anos, Hospital Costantini atendeu mais de 2,5 milhões de pessoas

Hospital Cardiológico Costantini comemora 25 anos de fundação. A solenidade será às 9 horas, no Hotel Radisson, em Curitiba

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 25 de maio de 2023 - 14:35

O Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, uma referência nacional no tratamento de doenças coronárias, completa nesta sexta-feira, 25 anos de fundação e protagonismo na saúde brasileira, com uma história de pioneirismo, pesquisa científica, educação e promoção da saúde que o transformou em referência no Brasil e na América Latina.

A solenidade de celebração dos 25 anos do Hospital Cardiológico Constantini acontece à partir das 8 horas desta sexta-feira, no Hotel Radisson (Avenida Sete de Setembro, 5190, Bairro do Batel). O ato solene será às 9 horas, quando o cardiologista Doutor Costantino mostrará a trajetória de sua vida como médico e sobre a evolução do hospital.

Em 25 anos, foram mais de 2 milhões e 500 mil atendimentos em consultas eletivas e de emergência, exames, procedimentos e internamentos. O prédio atual, com 12 mil metros quadrados, conta com cerca de 300 funcionários, 100 médicos no corpo clínico e mais de 80 colaboradores terceirizados.

Costantino é um cientista, um gênio da cardiologia. Um cidadão altruísta, filtrado para o bem e com a missão de salvar vidas”, disse o empresário e amigo, Joel Malucelli. “Eu o admiro pela sua grandeza, bondade e espírito social e humanitário”, pontuou Malucelli.

Fundado em 26 de maio de 1998, o Hospital Costantini nasceu da visão inovadora de um médico então já respeitado internacionalmente pelo pioneirismo no tratamento das doenças do coração, o cardiologista Costantino Costantini.

Argentino de nascimento e brasileiro de coração, como costuma dizer, na década de 1970 Costantini chegou ao Paraná, onde fez carreira e reputação. Em 11 de agosto de 1979, Costantini realizou a primeira angioplastia — desobstrução das artérias do coração por meio de cateterismo — da América Latina.

“Tudo isso já estava escrito, eu me tornaria cardiologista, viria para o Brasil e construiria um hospital para salvar vidas“, diz Costantini, destacando sua fé no destino, que o levou a construir, em 1998, a Clínica Cardiologyca C. Costantini, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. Em 2004, a clínica se tornou o Hospital Cardiológico Costantini.

A pesquisa, a educação continuada e a promoção de saúde, marcas de Costantini, sempre estiveram presentes. O hospital é o primeiro centro especializado em cardiologia no Brasil, foi pioneiro na realização de tomografia coronariana e cintilografia no País e reconhecido pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos como a primeira central de Dor no Peito do Paraná.

Em 2000, o Hospital Costantini organizou o primeiro Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista, o CardioInterv, baseado em um tripé composto por prevenção de doenças, excelência em cardiologia e educação continuada.  Desde então, o CardioInterv se tornou o evento científico mais significativo da América Latina, que reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir avanços na cardiologia e casos apresentados ao vivo.

Por conta dos investimentos em pesquisa, o Hospital Constantini recebeu em 2013 o Prêmio SBC – Ciência e Tecnologia, entregue pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Foi a primeira vez que um hospital paranaense recebeu a honraria, por sua contribuição científica e tecnológica à cardiologia brasileira.

Cardiologia de excelência

Instituído em 2003 sob a chancela do Ministério da Educação, o Programa de Residência Médica do Hospital Cardiológico Costantini forma médicos nos fundamentos da instituição definidos pelo doutor Costantini: prevenção, educação continuada e cardiologia de excelência. 

Desde 2003, a Residência Médica do Hospital Costantini formou 57 médicos cardiologistas. Destes, 98% foram aprovados na prova de Especialização em Cardiologia realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Hoje, o corpo médico do hospital é formado, em sua maioria, por profissionais que passaram peplo programa de residência. 

Costatino e a caminhada do coração

Promoção da saúde

Todo ano, o Hospital Costantini promove um dos maiores eventos de promoção em saúde do Brasil, a Caminhada do Coração. Realizada tradicionalmente em setembro, Mês do Coração, a Caminhada reúne milhares de pessoas no percurso de quatro quilômetros entre pontos turísticos de Curitiba, da Praça do Japão ao Parque Barigui. Tem como objetivo incentivar a prática de exercícios, hábitos de vida saudáveis e prevenção.

Em dezembro de 2003, foi criada a Fundação Francisco Costantini, para oferecer atendimento ambulatorial gratuito para pessoas carentes, sob a validação do Ministério Público. A Fundação também promove estudos, pesquisas e seminários e oferece residência médica credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). (Com assessoria).

Compartilhe