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De quem é o buraco na rodovia e quem pagará o pato?

De quem é o buraco na rodovia e quem pagará o pato?

Se uma rodovia tem buracos, com riscos de acidentes, não tem visibilidade porque o mato está cobrindo o acostamento e a sinalização está falha.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 3 de março de 2022 - 09:50

Se uma rodovia tem buracos, com riscos de acidentes, não tem visibilidade porque o mato está cobrindo o acostamento e a sinalização está falha. Bueiros e canaletas entupidas. E, sem opção, por ela trafegam carros, caminhões, ônibus, pessoas… De quem é a culpa, ou quem é o culpado. O governo, o estado ou o município? O buraco não tem dono.

Esta não é pergunta feita por pessoas que perderam parentes em acidentes, mas por todos os cidadãos, usuários ou não das rodovias, que pagam impostos, na expectativa de que alguém tem a responsabilidade de manter essas vias em bom estado de trafegabilidade para se evitar o pior. O buraco não tem dono.

No caso paranaense, onde as rodovias, principalmente as federais que cortam o Estado e antes pedagiadas, já estão dando sinais de desgaste e exigindo manutenção. O deputado Luiz Claudio Romanelli fez esta denúncia neste final de semana, cobrando ações do governo federal.

Mas, de quem é mesmo o buraco? Um ex-diretor do DER sempre usava, como exemplo, em relação à manutenção das rodovias e estradas, o zelo de uma dona de casa. Se a dona de casa mantém a cozinha limpa, os pratos lavados, o chão brilhando, a calçada limpa e as roupas lavadas, ninguém fala nada, ninguém reclama. Mas se essa mesma dona de casa não manter esses serviços diários, ela será cobrada, pois está ali, visível aos olhos de todos.

As rodovias, dizia ele, são a mesma coisa. Se uma equipe de trabalhadores está fazendo o corte do mato ou da grama que cresceu ao longo de sua margem ou acostamento, algum responsável pela manutenção de bueiros e calhas, deve estar presente e fazer o mesmo serviço, bem como o pessoal dos tapa-buracos. A rodovia tem que ter uma manutenção diária, seja ela pedagiada ou não.

Voltando à pergunta de quem é a responsabilidade pelo buraco na rodovia – governo federal, estadual ou municipal – ou o buraco não tem dono, as pessoas começam a questionar: quem vai manter as rodovias paranaenses?

Com o fim do pedágio, em novembro de 2021, os governos – Federal e Estadual – não se prepararam para o futuro das rodovias que hoje, passados apenas três meses já mostram sinais de desgastes e riscos aos usuários.  

Os contratos terminaram, o governador Ratinho Junior mandou escancarar as cancelas – nem precisava fazer isso, pois com o fim da concessão seriam automaticamente abertas – e contratou serviços para manter as rodovias estaduais. Certo, fez bem o governador, ou seja, vamos manter em bom estado de conservação as nossas rodovias como se se responsabilizasse pelos buracos apenas nas rodovias do Estado. E as rodovias federais?

Como já falamos, buraco em rodovias parece que não tem dono. Tapar apenas os buracos das rodovias estaduais, não vai resolver o problema. Uma coisa é certa: quem pagará o pato no final das contas será o governo paranaense, porque o federal, além de não ter recursos financeiros, não está nem aí. Tipo: fodam-se.

 

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