Iara Maggioni

Maria Laisa foi diagnosticada com câncer colorretal em outubro de 2012. Há 11 anos ela convive com a doença e com os tratamentos decorrentes dela. Até aqui, foram mais de 120 quimioterapias realizadas.

Maria Laisa é paciente paliativa, ou seja, recebe cuidados para aliviar dores e sintomas decorrentes de uma doença que não tem cura. Hoje, ela tem como missão levar conhecimento para as pessoas e ajudar a melhorar o acesso a esses cuidados, especialmente à população que desconhece os próprios direitos. Juntamente com outras 44 pessoas, escreveu um livro que conta histórias de pacientes diagnosticados com graves doenças. O título da publicação é “Contém esperança: Histórias sobre viver e conviver com uma doença grave”.

Professora de educação física aposentada, Maria Laisa é mãe de três filhos e avó de três meninos – o mais novo nasce ainda em novembro. Na entrevista ela agradece o apoio da família, em especial o companheirismo do marido, e diz que após muitas ressignificações hoje vive bem, feliz e realizada.

Confira a entrevista completa:

O Tem Conversa é um podcast e videocast de entrevista feito em Curitiba. O objetivo é contar a história de pessoas que moram no Paraná e têm trabalho relevante em suas áreas de atuação. Os episódios são disponibilizados toda semana, sempre às terças-feiras. As entrevistas são feitas pela jornalista Iara Maggioni.