Colunas
Tem conversa com o Defensor André Giamberardino
(divulgação)

Tem conversa com o Defensor André Giamberardino

No Tem Conversa da semana, um debate importante sobre as dificuldades de acesso à Justiça para população mais vulnerável. O Defensor Público Geral do Estado do Paraná, André Giamberardino, participou do podcast para falar sobre a estruturação da Defensoria Pública no estado, os atendimentos que são feitos à população mais carente e quais são os obstáculos […]

Iara Maggioni - sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 19:28

No Tem Conversa da semana, um debate importante sobre as dificuldades de acesso à Justiça para população mais vulnerável. O Defensor Público Geral do Estado do Paraná, André Giamberardino, participou do podcast para falar sobre a estruturação da Defensoria Pública no estado, os atendimentos que são feitos à população mais carente e quais são os obstáculos a superar.

Giamberardino tem 38 anos e é o Defensor Público Geral mais jovem do Paraná. Formado em Direito pela UFPR, mestre e doutor pela mesma instituição, é professor da Federal do Paraná e autor de seis livros. É defensor público desde 2013, tendo ingressado na Defensoria através do 1º concurso público realizado. Assumiu seu segundo mandato como Defensor Público Geral no último dia 16 de outubro. Durante o governo do presidente Michel Temer, ocupou o cargo de chefe de gabinete do então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

A Defensoria Pública do Paraná foi uma das últimas a ser criada no país, tendo apenas 12 anos. O órgão atende essencialmente a população mais vulnerável, principalmente aqueles que têm renda inferir a três salários mínimos. Um dos destaques da conversa, foi o aumento de acordos extrajudiciais realizados pela Defensoria. No ano passado (2022), houve aumento de 294% nos acordos, na comparação com 2021. O resultado foi altamente impactado pela realização de mutirões, que levam o serviço da Defensoria para mais perto da população.

Confira a entrevista completa:

Compartilhe