Colunas
Bancada paranaense apoia propostas para doenças da visão.

Bancada paranaense apoia propostas para doenças da visão.

Parlamentares paranaenses manifestam poio a ações contra problemas de visão.

Redação - terça-feira, 20 de junho de 2023 - 18:22

Senadores e deputados federais do Paraná empenharam apoio ao fortalecimento da assistência em saúde ocular no País. Eles se reuniram com representantes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), quando foram sensibilizados sobre o tema. O grupo foi informado a respeito de ações que valorizam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças que, sem os cuidados necessários, podem levar à cegueira.

Esse compromisso foi firmado durante o VII Fórum Nacional de Saúde Ocular, organizado pelo CBO, em Brasília (DF), para estimular o debate sobre o aperfeiçoamento da assistência oftalmológica no País. Além de deputados federais e senadores, o encontro juntou gestores públicos e privados, médicos e estudiosos.  Com essa iniciativa, o Conselho amplia a visibilidade dos problemas da assistência oftalmológica na agenda política do País. 

No total, sete políticos se comprometeram com o tema. No grupo, estão os senadores Flávio Arns (PSB), Oriovisto Guimarães (PODE) e Sérgio Moro (União); e os deputados federais Felipe Francischini (União), Luiz Carlos Hauly (PODE), Pedro Lupion (PP) e Tadeu Veneri (PT). As conversas foram acompanhadas pelos oftalmologistas Carlos Augusto Moreira Junior, Hamilton Moreira, Heloisa Russ Giacometti e Luísa Moreira Hopker, além de diretores do CBO. 

“Decisões importantes sobre o acesso da população brasileira aos cuidados com a saúde ocular acontecem no Poder Legislativo. Por isso, é fundamental que deputados e senadores estejam a par das tendências em médio e longo prazo das causas de baixa visão e cegueira e das possíveis alternativas para ampliação do acesso da população ao atendimento oftalmológico”, assinala o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino. 

 O evento, cuja realização contou com apoio da Frente Parlamentar da Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, foi o palco de debates sobre questões como a prevalência de doenças oculares, a distribuição dos oftalmologistas em território nacional e o acesso à assistência oftalmológica na rede pública, entre outros pontos. Também foram apresentadas as propostas do CBO para superação dos desafios na área, visando ampliar e qualificar o atendimento da população. 

“Trabalhar pelo SUS e pela população brasileira está no DNA do CBO”, afirmou Cristiano Caixeta Umbelino, presidente da instituição. “É muito importante ver as conquistas e construir avanços. Somos sempre bem recebidos, mas agora é hora de implementar”, acrescentou. Ele destacou que o Conselho tem um histórico de diálogo com os entes envolvidos na criação de políticas públicas, tanto no Executivo quanto no Legislativo, e atua para a construção de um ecossistema sustentável na saúde. 

“Ações pontuais não resolvem. É preciso uma política pública para dar atendimento contínuo à população”, afirmou o presidente. Assim, as propostas apresentadas pelo CBO consolidam o conhecimento técnico acumulado pela entidade e respondem aos desafios mais importantes colocados perante a rede pública de saúde para aperfeiçoar o atendimento de saúde ocular da população. No quadro abaixo, é possível identificar pontos defendidos pelo Conselho. 

Compartilhe