Colunas
Gilmar Mendes não disfarça birra com Sérgio Moro
Senador Sergio Moro. (Foto: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress)

Gilmar Mendes não disfarça birra com Sérgio Moro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, não disfarça rusga com o senador Sergio Moro. Na semana passada disse que Moro e Deltan Dallagnol  eram “ladrões de galinha”, em insulto explicito, na cara. Nesta terça-feira (9), na sessão da Segunda Turma, Gilmar Mendes lembrou de quando recebeu Moro em seu gabinete comentou com […]

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 10 de abril de 2024 - 10:38

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, não disfarça rusga com o senador Sergio Moro. Na semana passada disse que Moro e Deltan Dallagnol  eram “ladrões de galinha”, em insulto explicito, na cara. Nesta terça-feira (9), na sessão da Segunda Turma, Gilmar Mendes lembrou de quando recebeu Moro em seu gabinete comentou com o então senador um pretenso problema ético de ele ter trabalhado na consultoria estadunidense Alvarez & Marsal, que atuou na recuperação judicial de empresas envolvidas na Operação Lava Jato.

O que acha que o juiz moro faria com o advogado moro? Questiona o ministro.

O senador foi vitorioso no julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná onde teve ações do PL e PT rejeitadas que buscavam cassar seu mandato. As ações, segundo o senador, “estavam repletas de mentiras e teses jurídicas sem maior respaldo”.

Respeitamos, mas discordamos, diz Chiorato

O Partido dos Trabalhadores do Paraná mantém a segurança sobre os argumentos e provas que lastreiam a ação eleitoral pela cassação do mandato do ex-juiz Sergio Moro e seus suplentes.  Respeitamos a decisão do TRE-PR, mas discordamos. Até mesmo os votos contrários à cassação deixaram clara a vultuosidade da pré-campanha de Moro. A conclusão desconsidera o montante global e sua gravidade no desequilíbrio da disputa, como entende há muito a jurisprudência. Aguardaremos a publicação dos votos para preparar o recurso para o TSE, onde esperamos a reversão da decisão, como já julgado no caso “Selma Arruda”.

A agressão bumerangue do bilionário

O bilionário Elon Musk contribui com grande impulso para a atenção necessária do País sobre  a regulamentação das mídias sociais, em  sua pretensão criminosa de embate de desobediência com o ministro do STF, Alexandre de Moraes e suas decisões. Pode ter eventualmente estimulado hordas conhecidas e alucinadas em ignorância e estupidez, ainda que eventualmente tivesse improvável intenção, mas emprestou ao assunto da regulamentação das redes sociais a importância que talvez não houvesse antes, em perspectiva agora de reunir em seu entorno lideranças que antes poderiam se manter equidistantes ou omissas nesse debate. A manifestação ofensiva do bilionário arrogante e falastrão, arrasta ainda em si o condão de expor, em espécie de cívica vergonha alheia ao Brasil decente, parlamentares que, reunidos em uma das Comissões da Câmara,  propuseram voto de aplauso ao empresário. Coisa inimaginável em um parlamento com noção de decência cívica e de respeito a si próprio e à reafirmação da soberania de um País. São o que demonstram ser e se revelam em iniquidade, em negação ao que deveriam estar compromissados. Consoantes, expõem a que grau se atinge a escala da miserabilidade moral, também inerente e inexorável dentro condição humana para quem pouco com ela se importa. (Alceo Rizzi).

Agronegócio amplia força política

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participa da ExpoLondrina 2024 a convite da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e da Sociedade Rural do Paraná. Durante o evento, amanhã (11), será lançado o projeto “FPA Itinerante” com o objetivo de promover debates e levar soluções legislativas para os principais desafios do agro brasileiro em feiras agropecuárias nacionais. A abertura oficial contará com a participação do presidente da FPA, Pedro Lupion, e de uma comitiva parlamentar de membros da bancada.

Atraso em obras de unidades de saúde

A vereadora Indiara Barbosa (NOVO) protocolou um requerimento na Câmara de Curitiba questionando o andamento das obras de reforma de algumas unidades básicas de saúde do município. A parlamentar pede mais informações acerca do processo licitatório, dos contratos e do cronograma da reforma da Unidade de Saúde Atuba,(Boa Vista).

A vereadora cobra também agilidade da prefeitura de Curitiba para reabertura das  unidades de saúde que estão com as obras atrasadas no município. Das cinco unidades de saúde que estão em reforma atualmente, Vila Machado (Pinheirinho), Camargo (Cajuru), Estrela (Portão), Bacacheri (Boa Vista) e Atuba (Boa Vista), quatro estão com os trabalhos de execução atrasados. A previsão inicial é que as obras seriam concluídas no ano passado, depois o município estendeu o prazo para março e agora sinaliza o término das reformas para o final de abril.

Todas estão fechadas temporariamente para a realização dos serviços, enquanto isso a rotina dos moradores é buscar atendimento em outras unidades de saúde, algumas distantes e localizadas em bairros vizinhos.  

De acordo com a prefeitura, em 2023, o município investiu R$ 3,9 milhões em reformas de dez unidades de saúde, atualmente cinco estão em obras no momento: Vila Machado (Pinheirinho), Camargo (Cajuru), Estrela (Portão), Bacacheri (Boa Vista) e Atuba (Boa Vista).  Cinco precisaram ser temporariamente fechadas para a realização das obras. Esse fechamento temporário não significa falta de assistência segundo o município, pois os usuários são encaminhados para outras unidades.

Guerra representa a Alep em missão na Suécia

A visita aos países europeus foca no conhecimento de práticas inovadoras e tecnologias avançadas empregadas na construção sustentável com madeira engenheirada. Uma comitiva estadual embarcou para a Europa, onde passará a semana discutindo e avaliando casos que já são empregados na região. A Assembleia Legislativa do Paraná está representada pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a missão internacional de negócios permite que o grupo de paranaenses conheça detalhes sobre a aplicação da madeira engenheirada na construção civil e estude o uso da tecnologia em âmbito estadual.

De acordo com Luiz Fernando Guerra, a tendência é inovadora no setor e pode trazer grandes conquistas para o estado. “A madeira engenheirada já tem um destaque importante na indústria da construção civil europeia e este fato nos coloca atentos para os benefícios que ela pode trazer ao Paraná. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada, inclusive, na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares, proporcionando mais facilidade para todos. Então conhecer o processo e avaliar criteriosamente, é nosso principal papel durante a viagem”, destaca Guerra.

Compartilhe