Geral
Mulheres em situação de vulnerabilidade podem ajudar a restaurar o Museu Paranaense através de projeto

Mulheres em situação de vulnerabilidade podem ajudar a restaurar o Museu Paranaense através de projeto

Mulheres em situação de vulnerabilidade podem ajudar na restauração do Museu Paranaense, localizado em Curitiba. ..

Redação - terça-feira, 9 de fevereiro de 2021 - 18:14

Mulheres em situação de vulnerabilidade podem ajudar na restauração do Museu Paranaense, localizado em Curitiba. Isso acontece através da segunda edição do projeto RestaurAção, que vai capacitar oito mulheres refugiadas e vítimas de violência doméstica a fazer pinturas parietais nas salas da instituição.

O RestaurAção aconteceu pela primeira vez em 2019 no Museu Alfredo Andersen, com oito mulheres indicadas pela Casa da Mulher Brasileira. Desta vez, as selecionadas têm a oportunidade de realizar a ação no Museu Paranaense, aprendendo técnicas do restauro com a artista Tatiana Zanelatto.

museu paranaense restauração Museu Paranaense completa 145 anos em 2021. (Foto: Divulgação)

Um financiamento coletivo acontece para viabilizar a segunda edição do projeto, com o objetivo de arcar com os custos do restauro e fornecer bolsa-auxílio, acompanhamento psicológico, alimentação e transporte para as mulheres.

A arrecadação tem uma meta que deve ser alcançada até o dia 25 de fevereiro, com doações a partir de 20 reais com direito a recompensas como bottons, ecobags, pôsteres e camisetas. Caso o objetivo não seja atingido, o dinheiro será devolvido às pessoas que já haviam contribuído.

O Museu Paranaense completa 145 anos em 2021 e é o terceiro mais antigo do Brasil, com vários acervos históricos. A atual sede local é localizada no Palácio São Francisco, antiga sede do governo estadual, erguida entre 1928 e 1929.

Clique aqui para fazer a contribuição ao projeto

Compartilhe