Federal
Conib pede investigação sobre gesto nazista durante ato em SC

Conib pede investigação sobre gesto nazista durante ato em SC

Imagens que circulam em redes sociais mostram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o braço estendido durante ato golpista

Fábio Zanini - Folhapress - quarta-feira, 2 de novembro de 2022 - 17:28

Principal representante da comunidade judaica brasileira, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) pediu que sejam investigadas imagens de manifestantes fazendo um gesto semelhante à saudação nazista em São Miguel do Oeste (SC).

Imagens que circulam em redes sociais mostram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), muitos usando camisetas da seleção e empunhando bandeiras do Brasil, com o braço estendido durante ato golpista numa rodovia estadual.

“As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo”, afirma a Conib.

Segundo a entidade, “o nazismo prega e pratica a morte e a destruição”. “A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essas”.

A nota acrescenta que o uso de camisas com as cores da bandeira desrespeita o passado das Forças Armadas, que combateram o nazismo na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe