Estadual
177 candidatos ainda não prestaram contas com a Justiça Eleitoral

177 candidatos ainda não prestaram contas com a Justiça Eleitoral

Os dados são referentes ao primeiro turno das eleições e o prazo para a entrega terminou nesta terça-feira (01)

BandNews FM Curitiba - quarta-feira, 2 de novembro de 2022 - 19:27

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu ao todo 1.379 prestações de contas de candidatos e candidatas e de 24 partidos políticos. Os dados são referentes ao primeiro turno das eleições e o prazo para a entrega terminou nesta terça-feira (01). Segundo a Justiça Eleitoral os relatórios foram entregues por seis candidatos ao Governo do Estado, oito candidatos que concorreram ao Senado, 575 deputados federais e 790 deputados estaduais. Nessa lista estão inseridos também os candidatos eleitos ao Governo do Estado, Governador Ratinho Junior (PSD) e o senador eleito pelo Paraná, Juiz Sérgio Moro (União Brasil).

De acordo com o Coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-PR, Paulo Esteves, 177 candidatos ainda estão em débito com a documentação.

“Os candidatos eleitos ao Governo e ao Senado entregaram a prestação de contas e praticamente 100% dos eleitos nos demais cargos também entregaram. A partir de agora, eles podem entregar ainda, o sistema está liberado para entrega e também a seção de protocolo do TRE está apta a receber. Tem o prazo para a entrega até a intimação. A partir da intimação, o candidato tem 72 horas para prestar contas. Se não prestar, o candidato ou candidata tem as consequências de não aplicação eleitoral e inelegibilidade caso queira concorrer a outro cargo público”, afirmou o presidente do TRE-PR.

Os dados entregues podem ser consultados pela população na página do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. Os candidatos que concorreram no segundo turno também terão que apresentar a prestação de contas, mas nesse caso o prazo para entrega é o dia 19 de novembro.

É importante destacar ainda que essa quitação eleitoral é obrigatória para a diplomação dos candidatos eleitos. 

Compartilhe