Geral
Varíola dos macacos: Sesa confirma mais três casos no Paraná

Varíola dos macacos: Sesa confirma mais três casos no Paraná

Além disso, 10 casos suspeitos da varíola dos macacos estão em investigação. Nesta semana, o Brasil superou a marca de 200 casos.

Redação - sexta-feira, 15 de julho de 2022 - 19:08

Mais três casos da varíola dos macacos foram confirmados no Paraná. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), são três homens de 25, 28 e 29 anos que moram em Curitiba e viajaram para São Paulo recentemente

Com isso, o Paraná totaliza seis casos confirmados da doença – todos na capital. Os outros homens têm 27, 29 e 31 anos. 

Contudo, outros 10 casos ainda estão em investigação. Destes, são:

  • quatro em Curitiba
  • um em Cascavel, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais

Vale lembrar que o primeiro caso da varíola dos macacos no Paraná foi confirmado no dia 3 de julho e que, nesta semana, o Brasil ultrapassou a marca de 200 casos da doença. 

MARINGÁ CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura de Maringá divulgou que já capacitou mais de 200 profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox). Foram realizados treinamentos com especialistas da área.

Nesta semana, Maringá registrou o primeiro caso suspeito da doença. Trata-se de uma mulher, entre 20 e 30 anos, que apresentou sintomas compatíveis com a doença e foi atendida em um hospital privado da cidade. A paciente está estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorada pela equipe de saúde. Os exames foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e outros dois laboratórios em São Paulo e Santa Catarina para investigação.

Compartilhe