Geral
Urbs suspende restrição em cartões de crédito e débito no transporte coletivo
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Urbs suspende restrição em cartões de crédito e débito no transporte coletivo

O órgão também anunciou mudança no pagamento via cartão virtual

Brenda Iung - terça-feira, 16 de abril de 2024 - 16:59

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba poderão voltar a usar os cartões de crédito e débito para o pagamento das passagens sem o intervalo de uma hora entre as transações. A Urbanização de Curitiba (Urbs) havia instituído essa restrição em fevereiro deste ano.

Com o fim da limitação, os usuários poderão passar até três passagens por catraca em sequência, com cartões físicos de crédito e débito. Após 15 minutos, será possível passar mais três.

A medida passa a valer a partir de 1ª de maio.

Fim do uso de cartões virtuais (em celulares e relógios) nos ônibus do transporte público de Curitiba

A Urbs também anunciou uma mudança importante em relação aos pagamentos das passagens nos ônibus. Por enquanto, sem prazo de alteração, não será possível fazer os pagamentos por meio de celulares ou relógios digitais.

O órgão defende que essa medida é essencial para evitar fraudes no transporte público. Isso porque, foi identificado, em ação conjunta entre a Urbs, a Guarda Municipal e a Polícia Civil, que os cartões de débito e crédito virtuais eram os principais alvos de golpes no sistema.

Criminosos abordavam os usuários e ofereciam pagar a passagem por um valor abaixo do praticado pela Urbs (R$ 6). Os usuários entregavam o dinheiro na mão dos golpistas que, de maneira fraudulenta, conseguiam a liberação nas catracas e o valor não era entregue à Urbs.

De acordo com a Urbs, essas fraudes geraram mais de R$ 1 milhão em prejuízo ao sistema de transporte público de Curitiba.

*Com assessoria

Compartilhe