Geral
UFPR anuncia retorno das aulas presenciais em 31 de janeiro de 2022

UFPR anuncia retorno das aulas presenciais em 31 de janeiro de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aprovou nesta sexta-feira (19), o ret..

Jorge de Sousa - sexta-feira, 19 de novembro de 2021 - 21:10

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aprovou nesta sexta-feira (19), o retorno das aulas presenciais a partir de 31 de janeiro de 2022.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho.

“Essa resolução dá previsibilidade e segurança para toda a nossa comunidade e foi construída ouvindo os alunos, os técnicos e os professores da UFPR. Faremos um retorno ao ensino presencial em janeiro, de forma inclusiva e marcada pela ciência”, explicou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Com a mudança, o ensino híbrido ou remoto será adotado pela UFPR apenas em casos excepcionais.

“Os dados sugerem que situação está caminhando para um certo controle, graças à vacinação. No horizonte de dois meses e meio, estudos predizem que o número de casos estará reduzido em torno de 25 a 30% em relação aos atuais. Por isso, a nossa comissão tem uma opinião unanime de que ao final de janeiro o retorno das atividades presenciais com 100% de ocupação dos espaços deve ser seguro”, defendeu o presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e um dos pesquisadores responsáveis pela Vacina da UFPR, Emanuel Maltempi de Souza.

Para a retomada das aulas presenciais a UFPR irá seguir exigências de entidades de representação de professores e alunos, como o uso obrigatório de máscaras, higienização de ambientes, disponibilização de álcool gel, testagem de pessoas com sintomas, monitoramento de casos, funcionamento integral dos Restaurantes Universitários e dos ônibus Intercampi.

“Se a pandemia nos ensinou algo é que as circunstâncias podem mudar. No entanto, os dados e a sociedade apontam que é o momento adequado para normatizar o que vai ocorrer daqui dois meses e meio”, finalizou o reitor da UFPR.

LEIA MAIS: Rodovia dos Minérios: DER anuncia vencedor da licitação ao custo de R$ 50 milhões

Compartilhe