Geral
Travessia do ferry boat ganha reforço com terceira balsa

Travessia do ferry boat ganha reforço com terceira balsa

Com o reforço na operação, o Governo do Estado busca evitar as longas filas e o atendimento precário registrados na travessia na temporada passada.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 22 de dezembro de 2022 - 08:18

A travessia do ferry boat na Baía de Guaratuba, no Litoral do estado, será reforçada nesta semana. Uma das embarcações que opera no local, o ferry boat Piquiri, está retornando após ter passado meses em reforma em um estaleiro catarinense. Após entrar em funcionamento, o serviço será realizado por três embarcações.

Com o reforço na operação, o Governo do Estado busca evitar as longas filas registradas na temporada passada, e que motivou, inclusive, o encerramento do contrato com a empresa que realizava o serviço devido ao mau atendimento da população no ferry-boat durante a alta temporada e feriados.

O movimento no ferry boat de Guaratuba se intensificou nos últimos dias, com o início da alta temporada e os problemas com deslizamentos de terra na BR-277. Ontem (21), o tempo médio para realizar a travessia foi de 1h30.

De acordo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), serão realizadas avaliações e os ajustes necessários nestes primeiros dias, e, na sequência, o ferry Piquiri já será incorporado na travessia da baía. O mesmo procedimento foi realizado nos ferry boats Guaraguaçu e Nhundiaquara, ambos atualmente em operação.

As três embarcações são de propriedade do órgão e passaram pela troca de chapas de aço, revisão no sistema de propulsão, manutenção do sistema elétrico, manutenção do sistema hidráulico e de governo, retífica dos motores e caixas reversoras, melhoramento da acessibilidade, jateamento e pintura, entre outros serviços.

Além das embarcações, também foram realizadas melhorias nos quatro atracadouros utilizados para travessia na Baía de Guaratuba, que incluíram a substituição de quatro flutuantes por estruturas novas, e também a substituição de duas das pontes de acesso aos flutuantes.

A travessia conta ainda com três conjuntos de balsa e rebocador, a balsa Rainha dos Valadares e rebocador Granfino, balsa Equip 400 e rebocador Sol de Verão, balsa Vitória e rebocador San Belo, disponibilizados pela concessionária responsável pelos serviços no local.

Os veículos se revezam conforme a necessidade, garantindo uma travessia sem interrupções para os usuários e permitindo manutenções preventivas e periódicas, priorizando a segurança de todos.

Problemas crônicos na travessia do ferry boat

Os problemas crônicos e o atendimento precário na travessia do ferry boat na Baía de Guaratuba motivaram o Governo do Estado a encerrar o contrato com a empresa responsável pelo serviço e contratar outra, de maneira emergencial, na temporada passada.

A empresa Internacional Marítima assumiu a operação em fevereiro, de maneira emergencial.

O encerramento do acordo com a BR Travessias foi motivado devido ao não cumprimento do contrato, sendo que o Governo do Paraná aplicou mais de 141 autos de infração na empresa devido mal atendimento da população no ferry boat.

À época, usuários registravam longas filas de espera para acessar as balsas, além de um tempo de travessia maior do que o normal, especialmente durante a alta temporada e feriados.

Até a aguardada Ponte de Guaratuba sair do papel, a travessia é o único trajeto direto entre Matinhos e Guaratuba.

Compartilhe