Geral
Tragédia na BR-376: buscas por desaparecidos continuam hoje

Tragédia na BR-376: buscas por desaparecidos continuam hoje

Mais de 30 horas após a tragédia, seis vítimas foram socorridas com vida pelas equipes de resgate e duas mortes foram confirmadas.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 07:30

As buscas pelas pessoas atingidas pelo deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do estado, continuam nesta quarta-feira (30). Mais de 30 horas após a tragédia, seis vítimas foram socorridas com vida pelas equipes de resgate e duas mortes foram confirmadas. Não há, no entanto, informação oficial de quantas pessoas ainda estão desaparecidas.

Ao menos 21 veículos foram atingidos pela grande quantidade de terra, vegetação e detritos que deslizaram sobre as pistas da estrada na noite de segunda-feira (28), sendo seis caminhões e 15 carros. Alguns desses veículos estão soterrados.

Dezenas de oficiais estão mobilizados e prestam atendimento incessantemente no local, na altura do km 669. São equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e da concessionária Arteris Litoral Sul.

As condições climáticas, entretanto, prejudicam o trabalho de resgate. O solo no local está encharcado e o mau tempo permanece na região da Serra do Mar, com previsão de novas chuvas. Há risco de novos deslizamentos, o que exige cautela na atuação das equipes.

Imagem aérea dimensiona o tamanho da tragédia na BR-376. Foto: Divulgação/Governo do Paraná

A BR-376 permanece bloqueada em ambos os sentidos e não há previsão de liberação. O trabalho de resgate e posterior limpeza do local pode durar dias.

Governo do Estado decreta situação de emergência

O Governo do Estado decretou situação de emergência na região Leste do Paraná, que compreende municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

O documento publicado nesta terça (29) autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas atingidas.

A homologação da situação de emergência permite o apoio do Estado aos municípios atingidos, e caso tenha o reconhecimento federal, as cidades também recebem apoio da União. Além do envio de equipes e materiais, o decreto também possibilita o envio de recursos para esses locais, o que dá mais celeridade à recuperação das áreas atingidas para que a situação volte à normalidade.

O Executivo também criou um gabinete de crise para atender aos deslizamentos nos trechos de serra nas rodovias do Paraná.

“Nos solidarizamos com todos os familiares de quem perdeu sua vida. A situação é muita crítica e ainda há risco de desmoronamento de outros pontos da Serra do Mar”, disse o governador Ratinho Junior.

Compartilhe