Geral
Trabalhadores paraguaios são resgatados de condições semelhantes à escravidão, no Paraná
Foto: Divulgação/PF

Trabalhadores paraguaios são resgatados de condições semelhantes à escravidão, no Paraná

O trabalho em uma lavoura de mandioca era feito em condições degradantes.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:50

Trabalhadores paraguaios foram resgatados de condições de trabalho semelhantes à escravidão em uma fazenda em Icaraíma, na regiões Noroeste do Paraná. Dois homens envolvidos no aliciamento dos trabalhadores foram presos em flagrante, de acordo com a Polícia Federal.

A ação conjunta de resgate do grupo ocorreu nesta terça-feira (23), e também envolveu o Ministério Público do Trabalho e o BPFROn (Batalhão de Polícia Militar de Fronteira).

As equipes chegaram ao local por meio de uma denúncia recebida pelo setor de Proteção Especial de Icaraíma. Na fazenda, 15 trabalhadores rurais atuavam em uma lavoura de mandioca – entre eles quatro adolescentes.

O trabalho era feito em condições degradantes. As equipes também constataram que eles viviam em moradias precárias.

Foto: Divulgação/PMPR

“Os envolvidos respondem pelo crime de submeter indivíduos a condição análoga à de escravo, sujeitando-os a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, submetendo-os a condições degradantes de trabalho, restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, além da pena correspondente à violência”, afirma a PF.

Compartilhe